Artigo em revista científica
Questões pedagógicas no ensino da sociologia
Maria das Dores Guerreiro (Guerreiro, M. D.);
Título Revista
Sociologia, Problemas e Práticas
Ano (publicação definitiva)
1987
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 2

(Última verificação: 2024-04-17 19:03)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
Este artigo pretende ser uma reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem da sociologia no ensino universitário particularmente em cadeiras introdutórias, situadas nos primeiros anos das licenciaturas onde aquela disciplina é ministrada, e onde a diversidade de características do universo dos alunos confronta o docente com a necessidade de desenvolver práticas pedagógicas que contemplem essa diversidade e ao mesmo tempo a possam rendibilizar. Partindo de uma concepção de educação onde metas e meios de as atingir estão estreitamente articulados, e em que, para além da aquisição de conhecimentos, se privilegia igualmente o treino de competências e a compreensão e alargamento de ideias e perspectivas gerais, preconiza-se um modelo pedagógico para o ensino da sociologia. Este modelo concretizou-se na combinatória de três dos métodos pedagógicos mais usados no ensino universitário, os quais adquirem novas potencialidades quando utilizados conjuntamente.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Ensino superior,Ensino da sociologia,Modelos pedagógicos