Ciência-IUL
Publicações
Descrição Detalhada da Publicação
Desigualdades sociais e diferenças culturais: os resultados escolares dos filhos de imigrantes africanos
Título Revista
Análise Social
Ano (publicação definitiva)
2005
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Google Scholar
Abstract/Resumo
Neste artigo analisamos dados de um projecto de investigação no âmbito do qual se realizou, em 2004, um extenso inquérito por questionário a 1000 jovens descendentes de imigrantes dos PALOP. Conclui-se que os seus resultados escolares são muito parecidos com os dos jovens em geral e que os factores de desigualdade social diferenciam notoriamente esses resultados. Contrariamente ao reducionismo multiculturalista, defende-se que as questões colocadas pelos novos públicos escolares envolvem combinações complexas de «velhas» e «novas» formas de desigualdade social e diferença cultural.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Multiculturalismo; Imigrantes africanos; Rendimento escolar; Aproveitamento escolar; Desigualdades sociais; Ensino
Classificação Fields of Science and Technology
- Sociologia - Ciências Sociais
- Ciências Políticas - Ciências Sociais