Artigo em revista científica Q2
Consumos de classe média num Portugal em crise: cultura, lazeres e tecnologias de informação
Rosário Mauritti (Mauritti, R); Susana da Cruz Martins (Martins, S. C.);
Título Revista
Sociologias
Ano (publicação definitiva)
2014
Língua
Português
País
Brasil
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

N.º de citações: 1

(Última verificação: 2024-04-15 17:29)

Ver o registo na Scopus


: 0.3
Google Scholar

N.º de citações: 5

(Última verificação: 2024-04-18 08:50)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
Este artigo dá conta de configurações de práticas culturais e de consumo e estilos de vida, tendo por referência o momento de contração das condições sociais e econômicas atuais, em Portugal. Um dos traços mais marcantes das transformações a que estamos a assistir está ligado com o aumento de desigualdades sociais no acesso a bens e a recursos característicos de uma sociedade do conhecimento e de uso mais intensificado de tecnologias de informação e comunicação. Contrariando algumas das visões sobre a irrelevância de uma conceção das classes sociais, pretende-se desenvolver uma perspetiva de “classe média”, através da identificação de princípios sociais padronizados de diferenciação estrutural de recursos e oportunidades. Esta aproximação teórica-analítica à classe média pretende ainda dar conta das repercussões de um contexto economicamente recessivo e de aprofundamento de desigualdades, situando esse segmento social. Esta proposta tem como base empírica os resultados de um estudo (online) aos rendimentos e consumos das famílias de classe média em Portugal, promovido no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa (CIES-IUL) no último trimestre de 2012, e desenvolvido no quadro do Projeto Pensar o futuro e encontrar novas perspetivas para a promoção sustentada do bem-estar e qualidade de vida.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Classe média,Padrões de renda,Consumos,Práticas culturais e TIC
  • Outras Ciências Sociais - Ciências Sociais