Artigo em revista científica
Nem cá, nem lá? Emigrantes portugueses nos EUA e a sua participação em eleições do país de origem
Manuel Abrantes (Abrantes, M.); Joana Azevedo (Azevedo, J.); Ana Maria Belchior (Belchior, Ana Maria); Marco Lisi (Lisi, M.);
Título Revista
InterDISCIPLINARY Journal of Portuguese Diaspora Studies
Ano (publicação definitiva)
2015
Língua
Inglês
País
Estados Unidos da América
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 3

(Última verificação: 2024-04-18 08:30)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
Tal como sucede noutros países, o direito de voto em Portugal é reconhecido aos cidadãos portugueses que residam no estrangeiro. O presente artigo debruça-se sobre o caso dos portugueses nos EUA e a sua participação nas eleições legislativas realizadas em Portugal ao longo das últimas três décadas. Começamos por traçar um retrato sociodemográfico do eleitorado em questão, sublinhando alguns elementos que ajudarão a compreender os seus padrões de participação política. Em seguida, apresentamos um conjunto de dados reunidos e analisados no âmbito de uma investigação sobre o tema, abrangendo cadernos de recenseamento, resultados eleitorais, entrevistas em primeira mão com deputados à Assembleia da República e artigos de imprensa. Entre as conclusões, destaca-se o contraste entre um volume migratório significativo e taxas decrescentes de participação eleitoral. Discutimos fatores explicativos e delineamos pistas para investigação futura.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Eleições,Emigração,EUA,Participação política,Portugal

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.