Artigo em revista científica Q4
Escala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: construção e estudo psicométrico
Joseph Conboy (Conboy, J.); Carolina Carvalho (Carvalho, C.); João Santos (Santos, J.); Ana Paula Gama (Gama, A. P.); David Tavares (Tavares, D.); Jesuína Fonseca (Fonseca, J.); Dulce Martins (Martins, D.); Maria Helena Salema (Salema, M. H.); Edite Fiuza (Fiuza, E.); et al.
Título Revista
Análise Psicológica
Ano (publicação definitiva)
2015
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

N.º de citações: 2

(Última verificação: 2024-03-27 04:58)

Ver o registo na Scopus


: 0.8
Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Abstract/Resumo
O presente estudo descreve o processo de construção e validação de uma escala que avalia a perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar. Os questionários foram aplicados a uma amostra de 1089 alunos do 6 º, 7 º, 9 º e 10º anos de escolaridade (mediana da idade =13 anos) em Portugal continental, a partir da qual foram extraídas duas sub-amostras aleatórias, sem valores missing. Uma sub-amostra foi submetida a análise fatorial exploratória, sendo a segunda sub-amostra sujeita a uma análise fatorial confirmatória. Embora a literatura aponte para duas dimensões, estes procedimentos conduziram a uma estrutura tridimensional: (a) Valorização pessoal/intrínseca, a = .74; (b) Valorização no sentido prático/utilitarista, a = .74; e (c) Sentimentos de pertença e bem-estar, a = .78. As escalas revelam-se úteis e adequadas para avaliar as perceções dos alunos sobre a sua identificação escolar.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Alunos dos ensinos básico e secundário,Identificação escolar,Construção de escalas
  • Psicologia - Ciências Sociais
  • Ciências da Educação - Ciências Sociais
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
PTDC/CPE-PEC/121238/2010 Fundação para a Ciência e a Tecnologia
UID/SOC/03126/2013 Fundação para a Ciência e a Tecnologia