Artigo em revista científica Q3
Poder e liderança nas escolas: um estudo sociológico em contextos desfavorecidos
Inês Baptista (Baptista, I.); Pedro Abrantes (Abrantes, P.);
Título Revista
Revista Lusófona de Educação
Ano (publicação definitiva)
2015
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

N.º de citações: 1

(Última verificação: 2024-04-22 09:09)

Ver o registo na Scopus


: 0.6
Google Scholar

N.º de citações: 22

(Última verificação: 2024-04-22 12:36)

Ver o registo no Google Scholar

Títulos Alternativos

(Espanhol/Castelhano) Poder y liderazgo en escuelas: Un estudio sociológico en entornos marginados

(Português) Poder e liderança nas escolas: um estudo sociológico em contextos desfavorecidos

(Francês) Pouvoir et leadership dans les écoles: Une étude sociologique dans des contextes défavorisés

Abstract/Resumo
Parte-se de uma perspectiva sociológica sobre o poder nas organizações escolares, baseada nas teorias consagradas de Max Weber e Crozier & Friedberg. Esta perspectiva é confrontada com estudos recentes sobre a liderança nas escolas e, posteriormente, é utilizada na análise dos processos de liderança em dois agrupamentos de escolas, localizados em contextos desfavorecidos, em regiões distintas de Portugal. Os “estudos de caso” envolveram a realização de entrevistas a professores com diversos cargos nos dois agrupamentos, um questionário aos docentes e outros aos encarregados de educação, bem como observação participante. A análise destaca a tensão entre lógicas legais e tradicionais de poder, a fragilidade do conselho geral e das lideranças intermédias, assim como hiatos de liderança pedagógica, apontando pistas para a sua superação.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Organização,Direção,Liderança,Participação,TEIP
  • Ciências da Educação - Ciências Sociais
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
UID/SOC/03126/2013 Fundação para a Ciência e a Tecnologia