Artigo em revista científica
A filosofia no ensino secundário em Portugal: tradição, modernidade e pós-modernidade
João Boavida (Boavida, J.); Anne Schippling (Schippling, A.);
Título Revista
Fragmentos de Cultura
Ano (publicação definitiva)
2008
Língua
Português
País
Brasil
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 3

(Última verificação: 2024-04-23 21:11)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
Procuramos fazer uma síntese da evolução do ensino da filosofia em Portugal desde o século XVI até ao presente. Analisando os programas tentámos reflectir a constante luta entre tradição e modernidade, a qual implica mudanças significativas ao nível pedagógico. Na transição da modernidade para a pós-modernidade, a pluralidade de aspectos tradicionais e progressistas no ensino da filosofia, torna-se radical, provocando desorientação. Chamamos a atenção para a necessidade de consciencializar a vivência pós-moderna, os seus perigos, referindo o contributo positivo que o ensino da Filosofia pode proporcionar.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Ensino,Programas,Tradição,Modernidade e pós-modernidade