Artigo em revista científica
Constrangimentos e oportunidades para a continuidade e sucesso educativo das pessoas ciganas em Portugal
Olga Magano (Magano, O.); Maria Manuela Mendes (Mendes, M. M.);
Título Revista
Configurações
Ano (publicação definitiva)
2016
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Títulos Alternativos

(Francês) Facteurs clés pour la continuité et la réussite scolaire des Ciganos au Portugal

(Inglês) Key factors for continuity and educational success of ciganos in Portugal

Abstract/Resumo
Neste artigo analisa-se o impacto de algumas políticas públicas sobre as trajetórias escolares das pessoas ciganas, em situação de vulnerabilidade social e residentes nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto. Através de uma pesquisa qualitativa fora evidenciados alguns dos fatores chave que permitem compreender a continuidade escolar e sucesso educativo de pessoas ciganas, bem como alguns processos de (re)configuração identitária associados a estes percursos. A continuidade das trajetórias interliga-se com as políticas e programas públicos, mas também com outros fatores explicativos inerentes ao indivíduo ao tipo de apoio do seu grupo familiar, à presença de figuras de referência, à importância dos pares e fatores institucionais ínsitos ao funcionamento da escola pública.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Ciganos,Educação,Políticas públicas,Desigualdades sociais,Áreas metropolitanas
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
UID/SOC/03126/2013 Fundação para a Ciência e a Tecnologia