Ciência-IUL
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Descrição Detalhada da Publicação
Título Revista
Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão
Ano (publicação definitiva)
2015
Língua
Português
País
Portugal
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Títulos Alternativos
(Espanhol/Castelhano) Marketing social: de corto pasado a futuro prometedor
(Inglês) Social Marketing: from a short past to a promising future
Abstract/Resumo
O presente artigo foi desenvolvido no âmbito da investigação sobre «O envolvimento dos portugueses com temas de saúde pública: Um contributo para as estratégias de marketing social e comunicação de assuntos públicos». Apresenta uma revisão da literatura com o objetivo de definir e caracterizar a disciplina do marketing social, captar as discussões centrais do seu estudo e concluir sobre os seus resultados e eficácia. O método de seleção da bibliografia consistiu na consulta de bases de dados científicas digitais com base nas palavras-chave «social marketing» e «marketing social», bem como através das referências em trabalhos que se revelaram centrais na disciplina. Os resultados indicam que as discussões fundamentais se centram na definição da disciplina, sua caracterização e âmbito, na avaliação da sua eficácia e na ética a ela subjacente. Como conclusão, o artigo defende a ideia de que, apesar de necessitar de refinar a sua definição e de investigação adicional, com vista a construir uma base mais sólida em algumas áreas, principalmente na avaliação da eficácia, o marketing social representa uma ferramenta valiosa num futuro que trará desafios de muitas e grandes mudanças de comportamento a toda a humanidade.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave
Marketing Social,Definição,Eficácia,Ética
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