Artigo em revista científica
Reflexões em torno do ensino da sociologia em cursos de tecnologias da saúde
David Tavares (Tavares, D.);
Título Revista
Sociologia On Line
Ano (publicação definitiva)
2011
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Abstract/Resumo
Com este artigo, pretende-se dar conta da reflexão resultante da experiência de ensino da sociologia naEscola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, nos últimos 12 anos. Após um breve enquadramento do contexto em que decorre esta experiência e da sua especificidade, procuram identificar-se os principais constrangimentos e questões que se foram colocando durante a prática lectiva das disciplinas de sociologia, relacionados com obstáculos epistemológicos e dificuldades referentes à articulação entre a mobilização de uma linguagem necessariamente compreensível para os estudantes e o imperativo de apresentação rigorosa dos temas propostos bem como com às vantagens e potenciais riscos da introdução de componentes de investigação. Por outro lado, abordam-se os objectivos e analisa-se o contributo do ensino da sociologia para a formação de técnicos de saúde, considerando a variabilidade do alcance das aprendizagens realizadas pelos (ex)estudantes.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Ensino da sociologia,Cursos de saúde,Obstáculos epistemológicos,Contributos da sociologia