Artigo em revista científica Q3
Representações sociais da matemática: a bela ou o monstro?
Madalena Ramos (Ramos, M.);
Título Revista
Sociologia, Problemas e Práticas
Ano (publicação definitiva)
2004
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-04-23 07:18)

Ver o registo na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 30

(Última verificação: 2024-04-21 21:55)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
Quer seja nos meios de comunicação social, quer seja em conversas ouvidas entre amigos, todos os dias deparamos com referências à matemática, em particular ao insucesso escolar que aí se regista e à “aversão” que um conjunto bastante vasto de pessoas sente por ela. Na tentativa de perceber como se constrói esta valorização negativa da disciplina surge como imperioso o conhecimento das representações sociais da matemática. Um inquérito por questionário, aplicado a uma amostra de alunos do 9.º ano do concelho de Lisboa, permitiu concluir que aquilo que mais sobressai na sua relação com a matemática é o sentimento de insegurança face ao seu elevado nível de dificuldade, que coexiste com o reconhecimento da sua importância e utilidade.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Representações sociais; Matemática; Educação
  • Sociologia - Ciências Sociais
  • Outras Ciências Sociais - Ciências Sociais