Ciência-IUL
Publicações
Descrição Detalhada da Publicação
Título Revista
Sociologia, Problemas e Práticas
Ano (publicação definitiva)
2004
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Google Scholar
Abstract/Resumo
Quer seja nos meios de comunicação social, quer seja em conversas ouvidas entre amigos, todos os dias deparamos com referências à matemática, em particular ao insucesso escolar que aí se regista e à “aversão” que um conjunto bastante vasto de pessoas sente por ela. Na tentativa de perceber como se constrói esta valorização negativa da disciplina surge como imperioso o conhecimento das representações sociais da matemática. Um inquérito por questionário, aplicado a uma amostra de alunos do 9.º ano do concelho de Lisboa, permitiu concluir que aquilo que mais sobressai na sua relação com a matemática é o sentimento de insegurança face ao seu elevado nível de dificuldade, que coexiste com o reconhecimento da sua importância e utilidade.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Representações sociais; Matemática; Educação
Classificação Fields of Science and Technology
- Sociologia - Ciências Sociais
- Outras Ciências Sociais - Ciências Sociais