Konta bu storia
Konta bu storia: Padrões de aculturação linguística entre descendentes de imigrantes africanos no Vale da Amoreira
Descrição

O presente projecto pretende estudar as atitudes linguísticas de um grupo de descendentes de imigrantes africanos de língua oficial portuguesa (PALOP) perante o reportório linguístico que revelam enquanto indivíduos bi/plurilingues – potencialidade definida pela sua origem familiar imigrante e pelas aspirações linguísticas dos pais. Nascidos em Portugal, frequentaram uma experiência-piloto de ensino bilingue durante o 1.º ciclo (ensino em cabo-verdiano - português, projecto coordenado pela Professora Dulce Pereira do ILTEC, actual CELGA/ILTEC, e financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian), frequentando o 2º ciclo EB no início deste projeto. No entanto, a aparente proximidade histórica e linguística com o português não se revela uma mais-valia em termos comparativos, particularmente no que se refere à sua trajectória escolar. Combinando abordagens qualitativas e quantitativas, pretende-se analisar as atitudes destes jovens face à diversidade linguística do seu quotidiano, assim como doutros actores nos espaços onde decorre a sua socialização linguística e formativa (família, escola, bairro). Estudando os processos pelos quais estas atitudes configuram as línguas enquanto recursos ou problemas, analisamos também o seu impacto nos vários espaços de socialização e cidadania, identificando diferentes padrões de aculturação linguística intra e intergeracional.

Parceiros Internos
Centro de Investigação Grupo de Investigação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
CIES-Iscte -- Líder 2014-12-01 2022-10-30
Parceiros Externos
Instituição País Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada da Universidade de Coimbra (CELGA-ILTEC) Portugal Parceiro 2014-12-01 2022-10-30
Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES-UC) Portugal Parceiro 2014-12-01 2022-10-30
Equipa de Projeto
Nome Afiliação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
Ana Raquel Matias Investigadora Integrada (CIES-Iscte); Coordenadora Global 2014-12-01 2022-10-30
Pedro Martins -- Assistente de Investigação 2015-09-01 2017-10-30
Financiamentos do Projeto
Código/Referência DOI do Financiamento Tipo de Financiamento Programa de Financiamento Valor Financiado (Global) Valor Financiado (Local) Data de Início Data de Fim
SFRH/BPD/99062/2013 -- Bolsa FCT - Bolsa Pós Doutoramento - Portugal 53820 53820 2014-12-01 2017-11-30
NA -- Contrato FCT - Norma Transitória DL57/2016-Lei57/2017 - Portugal Nível 33 TRU Nível 33 TRU 2018-11-01 2022-10-30
Outputs (Publicações)
Ano Tipo de publicação Referência Completa
2022 Artigo em revista científica Scetti, F. & Matias, A. R. (2022). L’enseignement bilingue et les rapports de pouvoir des langues dans des contextes migratoires : le cas des communautés portugaises en Amérique du Nord et capverdiennes au Portugal. Glottopol - Revue de Sociolinguistique En Ligne. 37, 75-89
2019 Comunicação em evento científico Matias, A.R. (2019). Educação bilingue e educação para a diversidade linguística podem constituir ferramentas para uma educação anti-racista?. Roteiro para uma Educação Antirracista - "“Diversidade Linguística e Bilinguismo”.
2018 Comunicação em evento científico Matias, A.R. & Scetti, F. (2018). Is Portuguese (European) a dominant language? Language policies involving Portuguese in three different contexts of migration. BAAL Language Policy Forum 2018 “Language Policy in the Age of Diversity: Dilemmas and Hopes”, 31 may – 1 June 2018, Hallam University.
2018 Comunicação em evento científico Matias, A.R. (2018). Ethnography with African immigrants' descendants in Portugal in disadvantaged neighbourhoods: self-reported language choices and ideologies”,. Painel .
2018 Comunicação em evento científico Matias, A.R. (2018). Escolhas e ideologias dos falantes perante a sua diversidade linguística: o caso dos descendentes de imigrantes em Portugal num território TEIP. X Congresso Português de Sociologia Na Era da “Pós-verdade”? Esfera Pública, Cidadania e Qualidade da Democracia no Portugal Contemporâneo.
2017 Comunicação em evento científico Matias, A.R., Martins, P. & Dulce Pereira (2017). Bilingual Education (Portuguese – Capeverdean): Language and Education Policies in Portugal. The Fifteenth International Conference on Law, Language and Justice, IALL - the International Academy of Linguistic Law / Acade?mie Internacionale de Droit Linguistique, Zhejiang Police College.
2017 Comunicação em evento científico Scetti, F. & Matias, A.R. (2017). Between community life and official discourses in urban territory: the case of Portuguese immigrants in Montreal and of Capverdeans in Lisbon. II. International Conference on Immigration and Security: ??Immigration and Integration, Center for Research on Immigration and Border Security (CRIBS) ??.
2017 Comunicação em evento científico Matias, A.R. (2017). Diversidade lingui?stica em Portugal e a (in)visibilidade das li?nguas silenciadas – o caso da li?ngua caboverdeana nas escolas portuguesas. II Colo?quio Internacional Rac?a, Identidade, Mundializac?a?o. Desmentidos coloniais, dominac?o?es e transformac?o?es. Um dia?logo entre a psicana?lise e as cie?ncias sociais.
2017 Comunicação em evento científico Matias, A.R. (2017). Bilingual education in disadvantaged neighbourhoods: the case of African immigrants' descendants in Portugal. Migration Seminar Series in the School of International Development within the Social Sciences, Faculty at the University of East Anglia.
2017 Comunicação em evento científico Matias, A.R. (2017). Konta bu storia: Padro?es de Aculturac?a?o Lingui?stica entre Descendentes de Imigrantes Cabo-Verdianos no Vale da Amoreira. Mestrado: Psicologia Comunita?ria e Protec?a?o de Crianc?as e Jovens em Risco UC: Intervenc?a?o Comunita?ria em Minorias Estigmatizadas.
2016 Comunicação em evento científico Ana Josefa Cardoso & Matias, A.R. (2016). Educação Bilingue (português- cabo-verdiano): políticas linguísticas e educativas de Portugal a Cabo Verde. III Congresso Internacional Cooperação e Educação (COOPEDU) Cidadania Global.
2016 Comunicação em evento científico Matias, A.R., Martins, P. & Dulce Pereira (2016). Educação Bilingue (português - caboverdiano): políticas linguísticas e educativas em Portugal. IX Congresso Português de Sociologia 2016, Territórios educativos e (re)produção de desigualdades, exclusões e inclusões .
2016 Comunicação em evento científico Matias, A.R., Martins, P. & Dulce Pereira (2016). Bilingual Education (Portuguese-Cape Verdean) and language and education policies in Portugal . 3rd ISA Forum of Sociology 2016, The Futures We Want: Global Sociology and the Struggles for a Better World.
2016 Comunicação em evento científico Matias, A.R. (2016). Educação Bilingue (português - caboverdiano): políticas linguísticas e educativas em Portugal. Workshop DE INVESTIGAÇÃO DO CIES-IUL, 2016 .
2015 Comunicação em evento científico Matias, A.R. (2015). Konta bu storia -- Padrões de Aculturação Linguística de uma Mulher Imigrante Caboverdiana em Portugal. Colóquio Narrar e Retratar. Desafios às Ciências Sociais.
Dados de Investigação Relacionados

Não foram encontrados registos.

Referências nos Media Relacionadas

Não foram encontrados registos.

Outputs (Outros)

Não foram encontrados registos.

Ficheiros do projeto

Não foram encontrados registos.

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos projetos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados para este projeto. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.

Konta bu storia: Padrões de aculturação linguística entre descendentes de imigrantes africanos no Vale da Amoreira
2014-12-01
2022-10-30