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Rodrigues, R. B., Bobrowicz-Campos, E., Camilo, C., Lima, M. L., Espanha, R. & Martins, H. (2024). O valor dos Valores na utilização das tecnologias digitais em saúde. 15.º Congresso de Psicologia da Saúde.
Exportar Referência (IEEE)
R. F. Rodrigues et al.,  "O valor dos Valores na utilização das tecnologias digitais em saúde", in 15.º Congr.o de Psicologia da Saúde, Lisboa, 2024
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@misc{rodrigues2024_1716223624118,
	author = "Rodrigues, R. B. and Bobrowicz-Campos, E. and Camilo, C. and Lima, M. L. and Espanha, R. and Martins, H.",
	title = "O valor dos Valores na utilização das tecnologias digitais em saúde",
	year = "2024"
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TY  - CPAPER
TI  - O valor dos Valores na utilização das tecnologias digitais em saúde
T2  - 15.º Congresso de Psicologia da Saúde
AU  - Rodrigues, R. B.
AU  - Bobrowicz-Campos, E.
AU  - Camilo, C.
AU  - Lima, M. L.
AU  - Espanha, R.
AU  - Martins, H.
PY  - 2024
CY  - Lisboa
AB  - A implementação de Tecnologias Digitais em Saúde (TDS) regista uma expansão em vários países,
estimulada pela perspetiva de ganhos de acessibilidade e equidade, mas também de eficiência na
prestação dos cuidados de saúde. Contudo, o grau de adoção das TDS pelas pessoas varia
consideravelmente, sendo necessário mapear os seus determinantes. No quadro dos fatores
psicossociais, os valores têm um papel importante na explicação dos comportamentos dos indivíduos.
Com recurso a um desenho correlacional, o presente estudo avalia o papel dos valores abertura à
mudança (vs. Conservação) e autotranscendência (vs. Autopromoção) nos Comportamentos de
Saúde Mediados por Tecnologias Digitais (CSMTD). Os valores foram conceptualizados a partir da
Teoria dos Valores Humanos Básicos de Schwartz (1992), e considerou-se, ainda, o papel mediador
da perceção de autoeficácia e moderador da idade. Participaram no estudo 396 indivíduos adultos
(18-87 anos; M = 46; DP = 15) a residir em Portugal. Os resultados revelam que a autoeficácia é um
preditor importante dos CSMTD e que os valores de abertura à mudança (vs. Conservação) e
autotranscendência (vs. Autopromoção) têm um contributo relevante, que depende da idade dos
participantes. Os resultados são discutidos no quadro do papel dos valores na mudança social e na
comunicação associada à promoção das TDS.
ER  -