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Mauritti, R & Martins, S. C. (2014). Consumos de classe média num Portugal em crise: cultura, lazeres e tecnologias de informação. Sociologias. 16 (37), 144-175
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M. D. Mauritti and S. C. Martins,  "Consumos de classe média num Portugal em crise: cultura, lazeres e tecnologias de informação", in Sociologias, vol. 16, no. 37, pp. 144-175, 2014
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	title = "Consumos de classe média num Portugal em crise: cultura, lazeres e tecnologias de informação",
	journal = "Sociologias",
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TY  - JOUR
TI  - Consumos de classe média num Portugal em crise: cultura, lazeres e tecnologias de informação
T2  - Sociologias
VL  - 16
IS  - 37
AU  - Mauritti, R
AU  - Martins, S. C.
PY  - 2014
SP  - 144-175
SN  - 1517-4522
DO  - 10.1590/15174522-016003706
UR  - http://www.seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/50588/31591
AB  - Este artigo dá conta de configurações de práticas culturais e de consumo e estilos de vida, tendo por referência o momento de contração das condições sociais e econômicas atuais, em Portugal. Um dos traços mais marcantes das transformações a que estamos a assistir está ligado com o aumento de desigualdades sociais no acesso a bens e a recursos característicos de uma sociedade do conhecimento e de uso mais intensificado de tecnologias de informação e comunicação. Contrariando algumas das visões sobre a irrelevância de uma conceção das classes sociais, pretende-se desenvolver uma perspetiva de “classe média”, através da identificação de princípios sociais padronizados de diferenciação estrutural de recursos e oportunidades. Esta aproximação teórica-analítica à classe média pretende ainda dar conta das repercussões de um contexto economicamente recessivo e de aprofundamento de desigualdades, situando esse segmento social. Esta proposta tem como base empírica os resultados de um estudo (online) aos rendimentos e consumos das famílias de classe média em Portugal, promovido no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa (CIES-IUL) no último trimestre de 2012, e desenvolvido no quadro do Projeto Pensar o futuro e encontrar novas perspetivas para a promoção sustentada do bem-estar e qualidade de vida. 
ER  -