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Mauritti, R & Martins, S. C. (2014). Consumos de classe média num Portugal em crise: cultura, lazeres e tecnologias de informação. Sociologias. 16 (37), 144-175
M. D. Mauritti and S. C. Martins, "Consumos de classe média num Portugal em crise: cultura, lazeres e tecnologias de informação", in Sociologias, vol. 16, no. 37, pp. 144-175, 2014
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TY - JOUR TI - Consumos de classe média num Portugal em crise: cultura, lazeres e tecnologias de informação T2 - Sociologias VL - 16 IS - 37 AU - Mauritti, R AU - Martins, S. C. PY - 2014 SP - 144-175 SN - 1517-4522 DO - 10.1590/15174522-016003706 UR - http://www.seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/50588/31591 AB - Este artigo dá conta de configurações de práticas culturais e de consumo e estilos de vida, tendo por referência o momento de contração das condições sociais e econômicas atuais, em Portugal. Um dos traços mais marcantes das transformações a que estamos a assistir está ligado com o aumento de desigualdades sociais no acesso a bens e a recursos característicos de uma sociedade do conhecimento e de uso mais intensificado de tecnologias de informação e comunicação. Contrariando algumas das visões sobre a irrelevância de uma conceção das classes sociais, pretende-se desenvolver uma perspetiva de “classe média”, através da identificação de princípios sociais padronizados de diferenciação estrutural de recursos e oportunidades. Esta aproximação teórica-analítica à classe média pretende ainda dar conta das repercussões de um contexto economicamente recessivo e de aprofundamento de desigualdades, situando esse segmento social. Esta proposta tem como base empírica os resultados de um estudo (online) aos rendimentos e consumos das famílias de classe média em Portugal, promovido no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa (CIES-IUL) no último trimestre de 2012, e desenvolvido no quadro do Projeto Pensar o futuro e encontrar novas perspetivas para a promoção sustentada do bem-estar e qualidade de vida. ER -