Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Riso, B. (2013). A construção da escola como lugar de saúde: contributo para uma reflexão sobre as políticas de saúde escolar na sociedade portuguesa contemporânea. Educação, Sociedade e Culturas. 38, 77-97
B. A. Riso, "A construção da escola como lugar de saúde: contributo para uma reflexão sobre as políticas de saúde escolar na sociedade portuguesa contemporânea", in Educação, Sociedade e Culturas, no. 38, pp. 77-97, 2013
@article{riso2013_1714865194609, author = "Riso, B. ", title = "A construção da escola como lugar de saúde: contributo para uma reflexão sobre as políticas de saúde escolar na sociedade portuguesa contemporânea", journal = "Educação, Sociedade e Culturas", year = "2013", volume = "", number = "38", pages = "77-97", url = "https://www.fpce.up.pt/ciie/?q=publication/revista-educa%C3%A7%C3%A3o-sociedade-culturas/page/revista-esc-educa%C3%A7%C3%A3o-sociedade-culturas" }
TY - JOUR TI - A construção da escola como lugar de saúde: contributo para uma reflexão sobre as políticas de saúde escolar na sociedade portuguesa contemporânea T2 - Educação, Sociedade e Culturas IS - 38 AU - Riso, B. PY - 2013 SP - 77-97 SN - 0872-7643 UR - https://www.fpce.up.pt/ciie/?q=publication/revista-educa%C3%A7%C3%A3o-sociedade-culturas/page/revista-esc-educa%C3%A7%C3%A3o-sociedade-culturas AB - Este artigo dá a conhecer as tendências dominantes de gestão e estratégia política no que res- peita à saúde na escola, pensando esta última como um espaço social de funcionamento de políticas de saúde específicas para a realidade escolar. Pretende-se fornecer elementos empí- ricos que permitam compreender os fundamentos e o alcance da política de saúde escolar. O discurso político e governamental difundido por alguns dos documentos que configuram a saúde na escola foram o ponto de partida para esta análise, justificando a opção pelo método qualitativo, com o recurso à pesquisa documental como técnica de recolha de dados. A importância da ciência, nomeadamente da pericialidade biomédica, na elaboração de políticas de saúde, o risco enquanto eixo organizador do discurso sobre a promoção da saúde na escola e a ênfase na responsabilidade individual foram alguns dos elementos que conduziram esta reflexão sociológica sobre a política de saúde escolar em Portugal. ER -