Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Augusto, Amélia & Serralheiro, P. (2014). Esclerose Múltipla: a experiência da doença num quadro de incerteza. VIII Congresso Português de Sociologia.
Exportar Referência (IEEE)
A. M. Augusto and P. Serralheiro,  "Esclerose Múltipla: a experiência da doença num quadro de incerteza", in VIII Congr.o Português de Sociologia, Évora, 2014
Exportar BibTeX
@misc{augusto2014_1714684026734,
	author = "Augusto, Amélia and Serralheiro, P.",
	title = "Esclerose Múltipla: a experiência da doença num quadro de incerteza",
	year = "2014",
	howpublished = "Outro",
	url = ""
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Esclerose Múltipla: a experiência da doença num quadro de incerteza
T2  - VIII Congresso Português de Sociologia
AU  - Augusto, Amélia
AU  - Serralheiro, P.
PY  - 2014
CY  - Évora
AB  - A presente comunicação procura, a partir de um estudo realizado com doentes com EM na região da Beira Interior (distritos de Castelo Branco e Guarda), dar conta não das questões associadas à EM, enquanto patologia, mas sim compreender a experiência vivida de quem, a determinada altura da sua vida, particularmente na juventude, se viu confrontado com o diagnóstico desta doença. Uma doença da qual pouco ou nada sabiam, que por ser incurável e ainda pouco compreendida pelos outros, os coloca como potencial alvo de estigmatização.
Reconhecendo a relevância sociológica da análise da cronicidade e os impactos que a colocação do rótulo de doente pode ter para os indivíduos, muito particularmente um rótulo que acarreta consigo a forte probabilidade da progressiva incapacidade para participar ativa e plenamente tanto na sua vida pessoal como na vida social, analisa-se a produção de significado e o sentido que estes doentes dão à doença e à gestão quotidiana da mesma. É neste sentido que se analisa como a rutura biográfica é experimentada por estas pessoas e os modos como a doença afeta a sua biografia, a sua identidade e o seu sentido de self,  num quadro marcado pela incerteza que deriva não apenas da progressão incerta da doença, mas também da capacidade objetiva e subjetiva de lhe fazer frente, a qual contribui para a sua dificuldade em pensar e planear o futuro.

ER  -