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Oliveira, L. & Carvalho, H. (2002). A segmentação do espaço de inovação na indústria portuguesa. Sociologia, Problemas e Práticas. 39, 39-56
L. M. Oliveira and H. M. Carvalho, "A segmentação do espaço de inovação na indústria portuguesa", in Sociologia, Problemas e Práticas, no. 39, pp. 39-56, 2002
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TY - JOUR TI - A segmentação do espaço de inovação na indústria portuguesa T2 - Sociologia, Problemas e Práticas IS - 39 AU - Oliveira, L. AU - Carvalho, H. PY - 2002 SP - 39-56 SN - 0873-6529 UR - http://sociologiapp.iscte-iul.pt/index.jsp AB - A inovação tecnológica como força motriz de um novo padrão de competitividade coloca, como questão central, as relações entre universidade e indústria e a transferibilidade do conhecimento académico. Este texto interroga-se sobre o modo como esta questão se põe na sociedade portuguesa, procurando identificar as múltiplas relações que se tecem, ou não, entre as empresas industriais e as instituições produtoras/tradutoras de conhecimento que caracterizam o nosso sistema de C&T. Partindo do que se designa como paradoxo das relações entre universidade e indústria em Portugal, avança-se com a noção de espaço de inovação e analisa-se a hipótese da segmentação desse espaço, aplicando a análise da homogeneidade e a análise de clusters aos dados recolhidos por um inquérito lançado a empresas industriais. ER -