Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Ávila, P. (1998). Práticas científicas: uma tipologia dos investigadores portugueses. Sociologia, Problemas e Práticas. 26, 85-119
Exportar Referência (IEEE)
P. D. Ávila,  "Práticas científicas: uma tipologia dos investigadores portugueses", in Sociologia, Problemas e Práticas, no. 26, pp. 85-119, 1998
Exportar BibTeX
@article{ávila1998_1714630207722,
	author = "Ávila, P.",
	title = "Práticas científicas: uma tipologia dos investigadores portugueses",
	journal = "Sociologia, Problemas e Práticas",
	year = "1998",
	volume = "",
	number = "26",
	pages = "85-119",
	url = "http://sociologiapp.iscte-iul.pt/"
}
Exportar RIS
TY  - JOUR
TI  - Práticas científicas: uma tipologia dos investigadores portugueses
T2  - Sociologia, Problemas e Práticas
IS  - 26
AU  - Ávila, P.
PY  - 1998
SP  - 85-119
SN  - 0873-6529
UR  - http://sociologiapp.iscte-iul.pt/
AB  - As referências à comunidade científica encontram-se por vezes associadas à ideia de que os cientistas pertencem a um grupo social pouco diferenciado no sentido em que desenvolvem, no âmbito da sua profissão, actividades com características semelhantes e partilham um conjunto de valores. Não pretendendo, contrariamente ao que se assistiu em algumas correntes da sociologia da ciência, negar a singularidade desta esfera social, neste artigo procura-se discutir a diversidade de tarefas em que assenta a actividade científica e, sobretudo, a existência de diferentes perfis-tipo de investigadores, cujos padrões de actividades não podem ser dissociados do lugar que ocupam no campo científico. Partindo de uma breve reflexão em torno do diversificado contexto teórico e metodológico que suporta actualmente a sociologia da ciência, a análise retoma um inquérito realizado junto da comunidade cientifica portuguesa, a partir do qual foi possível construir uma tipologia de investigadores.
ER  -