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Schippling, A. (2003). A realização didáctico-pedagógica da teoria da razão de Theodor W. Adorno - uma 'possibilidade de sobrevivência' para a filosofia. Revista Portuguesa de Pedagogia. 37 (2), 133-145
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A. Schippling,  "A realização didáctico-pedagógica da teoria da razão de Theodor W. Adorno - uma 'possibilidade de sobrevivência' para a filosofia", in Revista Portuguesa de Pedagogia, vol. 37, no. 2, pp. 133-145, 2003
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TY  - JOUR
TI  - A realização didáctico-pedagógica da teoria da razão de Theodor W. Adorno - uma 'possibilidade de sobrevivência' para a filosofia
T2  - Revista Portuguesa de Pedagogia
VL  - 37
IS  - 2
AU  - Schippling, A.
PY  - 2003
SP  - 133-145
SN  - 0870-418X
UR  - https://www.uc.pt/fpce/rppedagogia
AB  - A divisa do Iluminismo: "Tem coragem de te servir da tua própria razão!" ("Habe Mut, dich deines eigenen Verstandes zu bedienen!") (Kant, 1993, 8) não perdeu a sua actualidade na sociedade plural de hoje, na qual a razão iluminista, tal como a filosofia tradicional, se encontra em crise. No entanto, fica aberta a questão de saber como educar os indivíduos para atingir um pensamento autónomo, para que estes sejam capazes de reagir aos problemas da sociedade actual de uma maneira adequada. Assim, pode ser recuperada a fé na razão. cujo uso nos defende das aberracões provocadas pela pluralidade dos sistemas. Para encontrar uma resposta a esta questão é preciso uma teoria da razão que nasça da situação especial de uma sociedade pós-moderna.
Para desenvolver uma didáctica da filosofia deve pensar-se, em primeiro lugar, sobre a questão de como fi losofar. O pensamento tem que se criticar a si próprio, através dele mesmo. Baseado na Dialéctica Negativa de Theodor W. Adorno, na qual este tenta formar uma tal teoria da razão, reflectimos sobre a questão de saber como é que os indivíduos podem ser levados a uma autonomia do pensamento e, assim, ser criada uma "possibilidade de sobrevivência" ("Überlebensmoglichkeit") (Na her, 1984, 165) para a filosofia.
ER  -