Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Stellacci, S. & Rato, V. (2017). Análise multicritério das técnicas de reforço locais: aplicação ao frontal de edifícios Pombalinos. Colóquio em Territórios Metropolitanos Contemporâneos 2016.
Exportar Referência (IEEE)
S. Stellacci and V. N. Rato,  "Análise multicritério das técnicas de reforço locais: aplicação ao frontal de edifícios Pombalinos", in Colóquio em Territórios Metropolitanos Contemporâneos 2016, Lisboa, 2017
Exportar BibTeX
@misc{stellacci2017_1714877674036,
	author = "Stellacci, S. and Rato, V.",
	title = "Análise multicritério das técnicas de reforço locais: aplicação ao frontal de edifícios Pombalinos",
	year = "2017",
	howpublished = "Ambos (impresso e digital)",
	url = ""
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Análise multicritério das técnicas de reforço locais: aplicação ao frontal de edifícios Pombalinos
T2  - Colóquio em Territórios Metropolitanos Contemporâneos 2016
AU  - Stellacci, S.
AU  - Rato, V.
PY  - 2017
CY  - Lisboa
AB  - As dinâmicas da reabilitação do património Pombalino em Lisboa (1755-1880) envolvem três macro-fatores interdependentes: i) o artefacto histórico; ii) os proprietários e utilizadores; iii) os agentes especializados. 
A dicotomia entre a integração e a integralidade do Património cultural (PC) deriva das diferentes atribuições de valor (cultural, histórico, funcional, económico) ao edifício histórico e da coexistência de objetivos contraditórios. 
De facto, o domínio da reutilização e da reabilitação dos imóveis históricos (na qual se pode incluir o reforço estrutural) é marcado pela complexidade na seleção das soluções de intervenção, de projeto e técnicas. 
Este artigo aborda o estudo comparativo in itinere das técnicas de reforço da parede mista (frontal) através de métodos de análise de decisão multicritério (MCDA). 
O estudo visa propor um modelo de seleção das atuais técnicas de reforço utilizando como critérios a compatibilidade material, a autenticidade arquitectónica e estrutural e a perda de material original.
Os critérios de avaliação das práticas de reforço estrutural e as combinações das variantes de reforço são brevemente discutidos.
Salienta-se que a reflexão sobre o impacto das intervenções no património histórico e a necessidade de introduzir transparência no processo decisório representam prioridades no cenário contemporâneo lisboeta, bem como no contexto internacional.
ER  -