Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Magano, O. & Mendes, M. M. (2016). Constrangimentos e oportunidades para a continuidade e sucesso educativo das pessoas ciganas em Portugal. Configurações. 18, 8-26
Exportar Referência (IEEE)
O. M. Magano and M. M. Mendes,  "Constrangimentos e oportunidades para a continuidade e sucesso educativo das pessoas ciganas em Portugal", in Configurações, no. 18, pp. 8-26, 2016
Exportar BibTeX
@article{magano2016_1714800616880,
	author = "Magano, O. and Mendes, M. M.",
	title = "Constrangimentos e oportunidades para a continuidade e sucesso educativo das pessoas ciganas em Portugal",
	journal = "Configurações",
	year = "2016",
	volume = "",
	number = "18",
	doi = "10.4000/configuracoes.3546",
	pages = "8-26",
	url = "https://configuracoes.revues.org/3546"
}
Exportar RIS
TY  - JOUR
TI  - Constrangimentos e oportunidades para a continuidade e sucesso educativo das pessoas ciganas em Portugal
T2  - Configurações
IS  - 18
AU  - Magano, O.
AU  - Mendes, M. M.
PY  - 2016
SP  - 8-26
SN  - 1646-5075
DO  - 10.4000/configuracoes.3546
UR  - https://configuracoes.revues.org/3546
AB  - Neste artigo analisa-se o impacto de algumas políticas públicas sobre as trajetórias escolares das pessoas ciganas, em situação de vulnerabilidade social e residentes nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto. Através de uma pesquisa qualitativa fora evidenciados alguns dos fatores chave que permitem compreender a continuidade escolar e sucesso educativo de pessoas ciganas, bem como alguns processos de (re)configuração identitária associados a estes percursos. A continuidade das trajetórias interliga-se com as políticas e programas públicos, mas também com outros fatores explicativos inerentes ao indivíduo ao tipo de apoio do seu grupo familiar, à presença de figuras de referência, à importância dos pares e fatores institucionais ínsitos ao funcionamento da escola pública.
ER  -