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Magano, O. & Mendes, M. M. (2016). Constrangimentos e oportunidades para a continuidade e sucesso educativo das pessoas ciganas em Portugal. Configurações. 18, 8-26
O. M. Magano and M. M. Mendes, "Constrangimentos e oportunidades para a continuidade e sucesso educativo das pessoas ciganas em Portugal", in Configurações, no. 18, pp. 8-26, 2016
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TY - JOUR TI - Constrangimentos e oportunidades para a continuidade e sucesso educativo das pessoas ciganas em Portugal T2 - Configurações IS - 18 AU - Magano, O. AU - Mendes, M. M. PY - 2016 SP - 8-26 SN - 1646-5075 DO - 10.4000/configuracoes.3546 UR - https://configuracoes.revues.org/3546 AB - Neste artigo analisa-se o impacto de algumas políticas públicas sobre as trajetórias escolares das pessoas ciganas, em situação de vulnerabilidade social e residentes nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto. Através de uma pesquisa qualitativa fora evidenciados alguns dos fatores chave que permitem compreender a continuidade escolar e sucesso educativo de pessoas ciganas, bem como alguns processos de (re)configuração identitária associados a estes percursos. A continuidade das trajetórias interliga-se com as políticas e programas públicos, mas também com outros fatores explicativos inerentes ao indivíduo ao tipo de apoio do seu grupo familiar, à presença de figuras de referência, à importância dos pares e fatores institucionais ínsitos ao funcionamento da escola pública. ER -