Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Abrantes, P. (2016). A educação em Portugal: princípios e fundamentos constitucionais. Sociologia, Problemas e Práticas. número especial, 23-32
Exportar Referência (IEEE)
P. A. Abrantes,  "A educação em Portugal: princípios e fundamentos constitucionais", in Sociologia, Problemas e Práticas, no. número especial, pp. 23-32, 2016
Exportar BibTeX
@article{abrantes2016_1714657271358,
	author = "Abrantes, P.",
	title = "A educação em Portugal: princípios e fundamentos constitucionais",
	journal = "Sociologia, Problemas e Práticas",
	year = "2016",
	volume = "",
	number = "número especial",
	doi = "10.7458/SPP2016NE10348",
	pages = "23-32",
	url = "http://sociologiapp.iscte-iul.pt/originais.jsp"
}
Exportar RIS
TY  - JOUR
TI  - A educação em Portugal: princípios e fundamentos constitucionais
T2  - Sociologia, Problemas e Práticas
IS  - número especial
AU  - Abrantes, P.
PY  - 2016
SP  - 23-32
SN  - 0873-6529
DO  - 10.7458/SPP2016NE10348
UR  - http://sociologiapp.iscte-iul.pt/originais.jsp
AB  - A propósito da celebração dos seus 40 anos, o artigo analisa o modo como a educação é concebida na
Constituição da República Portuguesa, à luz de estudos sociológicos nacionais e internacionais de referência.
Discute-se o modo como a lei fundamental foi entendida e teve impactos no sistema educativo português,
identificando-se algumas controvérsias, tensões e áreas de desenvolvimento futuro. Questões como as relações
público-privado, o combate às desigualdades, a aprendizagem ao longo da vida, a gestão democrática ou a
educação para a cidadania são afloradas. Em termos gerais, argumenta-se que a Constituição teve um papel
central na transformação do sistema educativo e constitui, ainda hoje, um instrumento fundamental de
estabilização, mas também de orientação de políticas transformadoras.
ER  -