Export Publication

The publication can be exported in the following formats: APA (American Psychological Association) reference format, IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) reference format, BibTeX and RIS.

Export Reference (APA)
Santos, S. (2017). Os estágios profissionais em grandes sociedades de advogados: contributo para o estudo das formas de socialização. In Direitos, Justiça, Cidadania: O Direito na Constituição da Política Atas do Primeiro Encontro da Secção “Sociologia do Direito e da Justiça” da APS. (pp. 341-353). Coimbra: Centro de Estudos Sociais.
Export Reference (IEEE)
S. A. Santos,  "Os estágios profissionais em grandes sociedades de advogados: contributo para o estudo das formas de socialização", in Direitos, Justiça, Cidadania: O Direito na Constituição da Política Atas do Primeiro Encontro da Secção “Sociologia do Direito e da Justiça” da APS, Coimbra, Centro de Estudos Sociais, 2017, pp. 341-353
Export BibTeX
@inproceedings{santos2017_1716127088675,
	author = "Santos, S.",
	title = "Os estágios profissionais em grandes sociedades de advogados: contributo para o estudo das formas de socialização",
	booktitle = "Direitos, Justiça, Cidadania: O Direito na Constituição da Política Atas do Primeiro Encontro da Secção “Sociologia do Direito e da Justiça” da APS",
	year = "2017",
	editor = "",
	volume = "",
	number = "",
	series = "",
	pages = "341-353",
	publisher = "Centro de Estudos Sociais",
	address = "Coimbra",
	organization = "CES; APS"
}
Export RIS
TY  - CPAPER
TI  - Os estágios profissionais em grandes sociedades de advogados: contributo para o estudo das formas de socialização
T2  - Direitos, Justiça, Cidadania: O Direito na Constituição da Política Atas do Primeiro Encontro da Secção “Sociologia do Direito e da Justiça” da APS
AU  - Santos, S.
PY  - 2017
SP  - 341-353
CY  - Coimbra
AB  - Esta comunicação apresenta resultados de uma investigação em curso dedicada à inserção de jovens advogados em sociedades de advogados de grande dimensão. 
Metodologicamente foram seleccionados de forma aleatória, através do recurso aos portais de cada sociedade, um grupo de advogados e advogadas em fase de estágio e/ou nos três primeiros anos de actividade profissional. 
As entrevistas realizadas seguiram o método das histórias de vida articuladas em quatro eixos temáticos: educação, família e redes de sociabilidade, trabalho e, estilos de vida. 
A análise das histórias de vida dos advogados chamou a atenção para a relação entre as trajectórias profissionais de cada advogado, em particular na passagem do estágio para o exercício da profissão, e as suas origens familiares e as suas redes de sociabilidade. Pretende-se explorar os impactos do capital social nos percursos profissionais, sobretudo como catalisador de uma carreira com etapas mais rápidas e de mais fácil superação. 

ER  -