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Madureira, C. & Rodrigues, M. (2006). A Administração Pública do século XXI: aprendizagem organizacional, mudança comportamental e reforma administrativa. Comportamento Organizacional e Gestão. 12 (2), 153-171
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C. N. Madureira and M. Rodrigues,  "A Administração Pública do século XXI: aprendizagem organizacional, mudança comportamental e reforma administrativa", in Comportamento Organizacional e Gestão, vol. 12, no. 2, pp. 153-171, 2006
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TY  - JOUR
TI  - A Administração Pública do século XXI: aprendizagem organizacional, mudança comportamental e reforma administrativa
T2  - Comportamento Organizacional e Gestão
VL  - 12
IS  - 2
AU  - Madureira, C.
AU  - Rodrigues, M.
PY  - 2006
SP  - 153-171
SN  - 0872-9662
UR  - http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_serial&pid=0872-9662&lng=en
AB  - Este artigo pretende salientar a importância da Aprendizagem Organizacional, e consequentemente da mudança comportamental, no contexto da reforma da Administração Pública no século XXI. Para tal começamos por fazer uma breve resenha sobre a evolução dos mais proeminentes paradigmas da Ciência Administrativa da segunda metade do século XX. De seguida apresentamos o conceito de Aprendizagem Organizacional na perspectiva mais tradicionalista, mas sobretudo enquanto elemento dependente versus potenciador de novos tipos de relacionamento e de comportamento organizacional. Por fim, explora-se a questão da importância da mudança dos comportamentos no contexto da reforma administrativa. Para tal desenvolvemos os conceitos de: 1) mudança dos comportamentos; 2) resistência à mudança na Administração Pública; 3) associação "inovação/rotina " como força motriz das organizações públicas; 4) recurso à "ciência da complexidade" como tónico para a mudança comportamental na Administração Pública.
ER  -