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Madureira, C. & Rodrigues, M. (2006). A Administração Pública do século XXI: aprendizagem organizacional, mudança comportamental e reforma administrativa. Comportamento Organizacional e Gestão. 12 (2), 153-171
C. N. Madureira and M. Rodrigues, "A Administração Pública do século XXI: aprendizagem organizacional, mudança comportamental e reforma administrativa", in Comportamento Organizacional e Gestão, vol. 12, no. 2, pp. 153-171, 2006
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TY - JOUR TI - A Administração Pública do século XXI: aprendizagem organizacional, mudança comportamental e reforma administrativa T2 - Comportamento Organizacional e Gestão VL - 12 IS - 2 AU - Madureira, C. AU - Rodrigues, M. PY - 2006 SP - 153-171 SN - 0872-9662 UR - http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_serial&pid=0872-9662&lng=en AB - Este artigo pretende salientar a importância da Aprendizagem Organizacional, e consequentemente da mudança comportamental, no contexto da reforma da Administração Pública no século XXI. Para tal começamos por fazer uma breve resenha sobre a evolução dos mais proeminentes paradigmas da Ciência Administrativa da segunda metade do século XX. De seguida apresentamos o conceito de Aprendizagem Organizacional na perspectiva mais tradicionalista, mas sobretudo enquanto elemento dependente versus potenciador de novos tipos de relacionamento e de comportamento organizacional. Por fim, explora-se a questão da importância da mudança dos comportamentos no contexto da reforma administrativa. Para tal desenvolvemos os conceitos de: 1) mudança dos comportamentos; 2) resistência à mudança na Administração Pública; 3) associação "inovação/rotina " como força motriz das organizações públicas; 4) recurso à "ciência da complexidade" como tónico para a mudança comportamental na Administração Pública. ER -