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Vieira, J. & Sepúlveda, R. (2017). A autoapresentação dos portugueses na plataforma de online dating Tinder. Observatorio (OBS*). 11 (3), 153-185
J. S. Vieira and R. A. Sepúlveda, "A autoapresentação dos portugueses na plataforma de online dating Tinder", in Observatorio (OBS*), vol. 11, no. 3, pp. 153-185, 2017
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TY - JOUR TI - A autoapresentação dos portugueses na plataforma de online dating Tinder T2 - Observatorio (OBS*) VL - 11 IS - 3 AU - Vieira, J. AU - Sepúlveda, R. PY - 2017 SP - 153-185 SN - 1646-5954 DO - 10.15847/obsOBS11320171150 UR - http://obs.obercom.pt/index.php/obs AB - As plataformas de online dating são uma realidade cada vez mais presente, no entanto é escassa a investigação relativa aos utilizadores portugueses. Desta forma a investigação desenvolvida no presente artigo teve como objetivo principal explorar as estratégias de autoapresentação mediada dos utilizadores portugueses e do processo de construção de perfis individuais na rede de online dating Tinder. O desenho da pesquisa mobilizou procedimentos de recolha de dados assente numa metodologia mista, combinando metodologias qualitativas e quantitativas, através da articulação da recolha de dados via observação não participante de 200 perfis (resultando num corpus de 701 fotografias e 87 textos), entrevista (10) e consequente análise de conteúdo. Como principais resultados e através da triangulação da análise dos resultados obtidos, foi possível observar singularidades, mas também padrões, nas práticas de autoapresentação e desempenho identitário, tanto em termos de imagens, como na informação textual. As diferentes estratégias envolvidas na autoapresentação demonstraram a reflexividade acionados pelos sujeitos num jogo dialético de expectativas recíprocas e leitura dos contextos mediados colapsados e audiências imaginadas. Encontraram-se fortes regularidades sociais, que demonstraram o carácter situacional da apresentação do eu que adapta as lógicas de ação a diferentes contextos. Foi assim evidenciada a “ordem da interação” (Goffman, 1983) num contexto mediado de autoapresentação pública cada vez mais colapsado em rede e em que as fronteiras com o privado (bastidores) são cada vez mais ténues. ER -