Export Publication

The publication can be exported in the following formats: APA (American Psychological Association) reference format, IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) reference format, BibTeX and RIS.

Export Reference (APA)
Fonseca, R. P. (2018). Perpetuando a invisibilidade e a mitificação de animais em uma coleção de livros infantis. Estudos de Sociologia. 23 (44), 233-252
Export Reference (IEEE)
R. P. Fonseca,  "Perpetuando a invisibilidade e a mitificação de animais em uma coleção de livros infantis", in Estudos de Sociologia, vol. 23, no. 44, pp. 233-252, 2018
Export BibTeX
@article{fonseca2018_1716209720415,
	author = "Fonseca, R. P.",
	title = "Perpetuando a invisibilidade e a mitificação de animais em uma coleção de livros infantis",
	journal = "Estudos de Sociologia",
	year = "2018",
	volume = "23",
	number = "44",
	pages = "233-252",
	url = "https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/index"
}
Export RIS
TY  - JOUR
TI  - Perpetuando a invisibilidade e a mitificação de animais em uma coleção de livros infantis
T2  - Estudos de Sociologia
VL  - 23
IS  - 44
AU  - Fonseca, R. P.
PY  - 2018
SP  - 233-252
SN  - 1415-000X
UR  - https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/index
AB  - Uma coleção designada por Os Animais da Quinta, dirigida ao público infantil, foi lançada, de acordo com a editora Planeta DeAgostini, com o intuito ser didática relativamente aos animais evocados. Este estudo pretendeu inquirir o didatismo desta coleção através de uma análise comparativa entre o caso de A Vaca (livro) e as práticas de exploração descritas pela literatura do setor agropecuário em Portugal. Concluiu-se que existem desfasamentos consideráveis entre as narrativas desta coleção comparativamente às realidades experienciadas pelos animais da indústria agropecuária. Ou seja, as narrativas em questão atuam em conformidade com uma cultura (alimentar) hegemónica, promovendo a invisibilidade e a mitificação – o que contribui para manter a separação emocional entre a população consumidora e os animais evocados.
ER  -