Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Ferreira, A. & Ramos, M. (2011). Casamentos mistos em Portugal: evolução e padrões. Sociologia On Line. 2, 61-99
Exportar Referência (IEEE)
A. C. Ferreira and M. M. Ramos,  "Casamentos mistos em Portugal: evolução e padrões", in Sociologia On Line, no. 2, pp. 61-99, 2011
Exportar BibTeX
@article{ferreira2011_1714861422449,
	author = "Ferreira, A. and Ramos, M.",
	title = "Casamentos mistos em Portugal: evolução e padrões",
	journal = "Sociologia On Line",
	year = "2011",
	volume = "",
	number = "2",
	pages = "61-99",
	url = "http://revista.aps.pt/"
}
Exportar RIS
TY  - JOUR
TI  - Casamentos mistos em Portugal: evolução e padrões
T2  - Sociologia On Line
IS  - 2
AU  - Ferreira, A.
AU  - Ramos, M.
PY  - 2011
SP  - 61-99
SN  - 1647-3337
UR  - http://revista.aps.pt/
AB  - Para alguns autores, os casamentos mistos são um efeito da integração das comunidades imigrantes na sociedade de acolhimento. Para outros, pelo contrário são estes casamentos mistos que promovem a integração. Seja como for, parece consensual a sua particular importância na medida em que: i) representam uma diminuição da distância social entre grupos sociais minoritários e grupos dominantes e ii) porque sendo o casamento um mecanismo para a transmissão de valores e práticas culturais específicas às gerações vindouras, terá efeitos ao nível da definição das fronteiras sociais, constituindo-se como potencial motor de mudanças demográficas e sociais. Iremos apresentar a evolução dos casamentos mistos (em que um dos cônjuges nasceu em Portugal e o outro é originário de outro país) ocorridos em Portugal entre 2001 e 2007. Para além da evolução quantitativa, far-se-á também a caracterização dos envolvidos nestes casamentos (imigrantes e portugueses), tentando perceber se os casamentos mistos ocorrem com a mesma frequência e com padrões idênticos no seio das diferentes comunidades de imigrantes. Para tal, teremos em conta indicadores como a naturalidade, a nacionalidade, o sexo, a idade, as habilitações, a forma de celebração do casamento, o regime de comunhão de bens, entre outros.
ER  -