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Ramos, M. (2004). Representações sociais da matemática: a bela ou o monstro?. Sociologia, Problemas e Práticas. 46, 71-90
M. M. Ramos, "Representações sociais da matemática: a bela ou o monstro?", in Sociologia, Problemas e Práticas, no. 46, pp. 71-90, 2004
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TY - JOUR TI - Representações sociais da matemática: a bela ou o monstro? T2 - Sociologia, Problemas e Práticas IS - 46 AU - Ramos, M. PY - 2004 SP - 71-90 SN - 0873-6529 UR - http://www.scielo.oces.mctes.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-5292004000300005&lng=pt&nrm=iso AB - Quer seja nos meios de comunicação social, quer seja em conversas ouvidas entre amigos, todos os dias deparamos com referências à matemática, em particular ao insucesso escolar que aí se regista e à “aversão” que um conjunto bastante vasto de pessoas sente por ela. Na tentativa de perceber como se constrói esta valorização negativa da disciplina surge como imperioso o conhecimento das representações sociais da matemática. Um inquérito por questionário, aplicado a uma amostra de alunos do 9.º ano do concelho de Lisboa, permitiu concluir que aquilo que mais sobressai na sua relação com a matemática é o sentimento de insegurança face ao seu elevado nível de dificuldade, que coexiste com o reconhecimento da sua importância e utilidade. ER -