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Seabra, T., Mateus, S. & Rodrigues, E. (2008). Trajectórias e aspirações escolares no 9º ano de escolaridade: diferenças de classe social, de etnicidade e de género [School trajectories and aspirations in the 9th year of schooling: differences from social class, ethnicity and gender]. In VI Congresso Português de Sociologia - Mundos Sociais: Saberes e Práticas.
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T. D. Almeida et al.,  "Trajectórias e aspirações escolares no 9º ano de escolaridade: diferenças de classe social, de etnicidade e de género [School trajectories and aspirations in the 9th year of schooling: differences from social class, ethnicity and gender]", in VI Congr.o Português de Sociologia - Mundos Sociais: Saberes e Práticas, 2008
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TY  - CPAPER
TI  - Trajectórias e aspirações escolares no 9º ano de escolaridade: diferenças de classe social, de etnicidade e de género [School trajectories and aspirations in the 9th year of schooling: differences from social class, ethnicity and gender]
T2  - VI Congresso Português de Sociologia - Mundos Sociais: Saberes e Práticas
AU  - Seabra, T.
AU  - Mateus, S.
AU  - Rodrigues, E.
PY  - 2008
UR  - https://associacaoportuguesasociologia.pt/vicongresso/pdfs/26.pdf
AB  - A comunicação decorre de um projecto de investigação em curso, “Etnicidade, trajectórias escolares e
orientações profissionais: jovens descendentes de imigrantes no finalizar da escolaridade obrigatória”,
que analisa de que modo as múltiplas diferenciações de condição social, origem nacional das famílias e o
género se cruzam e concorrem na definição quer das trajectórias, quer das aspirações e expectativas
escolares, prefigurando distintos destinos individuais e configurações sociais mais amplas.
Os dados apresentados têm como suporte um inquérito por questionário a todos os alunos do 9º ano de
13 escolas dos distritos de Lisboa, Setúbal e Faro, seleccionados em função da elevada concentração de
estrangeiros. Inquiriram-se 1197 alunos, sendo 789 “autóctones” e 405 “descendentes de imigrantes” (318
com origem nos PALOP).
Os resultados indicam que a ascendência, quando controladas as variáveis de caracterização sóciodemográfica não têm um impacto importante nos percursos escolares dos alunos inquiridos. Ao contrário,
as habilitações literárias dos pais dos alunos e o sexo prefiguram-se como mais determinantes na
modelação do desempenho escolar. Tanto as aspirações como as expectativas escolares parecem ser
mais enformadas pela trajectória escolar dos alunos do que por qualquer outra das variáveis em análise.
Quanto à coerência dos projectos escolares desenhou-se uma tipologia reveladora da existência de uma
menor indecisão dos alunos com ascendência luso-PALOP; de projectos mais sonhadores para as
raparigas; e projectos mais realistas para os alunos com trajectórias de sucesso. 
ER  -