Export Publication

The publication can be exported in the following formats: APA (American Psychological Association) reference format, IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) reference format, BibTeX and RIS.

Export Reference (APA)
Fernandes, D. (2019). Para um enquadramento teórico da avaliação formativa e da avaliação sumativa das aprendizagens escolares. In Maria Isabel Ramalho Ortigão, Domingos Fernandes, Talita Vidal Pereira, Leonor Santos (Ed.), Avaliar para aprender no brasil e em Portugal: perspectivas teóricas, práticas e de desenvolvimento. (pp. 139-164). Curitiba: CRV.
Export Reference (IEEE)
D. M. Fernandes,  "Para um enquadramento teórico da avaliação formativa e da avaliação sumativa das aprendizagens escolares", in Avaliar para aprender no brasil e em Portugal: perspectivas teóricas, práticas e de desenvolvimento, Maria Isabel Ramalho Ortigão, Domingos Fernandes, Talita Vidal Pereira, Leonor Santos, Ed., Curitiba, CRV, 2019, vol. 6, pp. 139-164
Export BibTeX
@incollection{fernandes2019_1716165656181,
	author = "Fernandes, D.",
	title = "Para um enquadramento teórico da avaliação formativa e da avaliação sumativa das aprendizagens escolares",
	chapter = "",
	booktitle = "Avaliar para aprender no brasil e em Portugal: perspectivas teóricas, práticas e de desenvolvimento",
	year = "2019",
	volume = "6",
	series = "Temas em currículo, docência e avaliação",
	edition = "",
	pages = "139-139",
	publisher = "CRV",
	address = "Curitiba",
	url = "https://www.editoracrv.com.br/produtos/detalhes/34249-crv"
}
Export RIS
TY  - CHAP
TI  - Para um enquadramento teórico da avaliação formativa e da avaliação sumativa das aprendizagens escolares
T2  - Avaliar para aprender no brasil e em Portugal: perspectivas teóricas, práticas e de desenvolvimento
VL  - 6
AU  - Fernandes, D.
PY  - 2019
SP  - 139-164
DO  - 10.24824/978854443463.5
CY  - Curitiba
UR  - https://www.editoracrv.com.br/produtos/detalhes/34249-crv
AB  - A avaliação formativa e a avaliação sumativa continuam a ser conceitos estruturantes no âmbito chamada Avaliação das Aprendizagens cuja conceitualização tem evoluído desde a sua criação, em 1967, por Michael Scriven. Na verdade, a definição destes conceitos há cerca de meio século, pouco ou nada tem a ver com a sua definição atual. A construção teórica tem contribuído para a clarificação e consolidação destes dois conceitos-chave. No entanto, persiste ainda alguma confusão acerca da natureza, dos propósitos e das caraterísticas definidoras de cada uma daquelas modalidades de avaliação. Este texto foi pensado para discutir o enquadramento teórico da avaliação formativa e da avaliação sumativa, clarificar as suas definições e analisar as suas relações. Foram consultados uma diversidade de trabalhos produzidos, sensivelmente, nos últimos 30 anos. Verificou-se que houve assinaláveis progressos no domínio da construção teórica daqueles conceitos, das relações entre si e das suas conexões com as práticas pedagógicas e com as teorias da aprendizagem. Porém, a análise realizada mostrou que continua a ser necessário compreender melhor as relações entre as aprendizagens e as avaliações e muitos outros aspetos relevantes tais como as práticas dos professores e as suas relações com as disciplinas que lecionam.
ER  -