Export Publication

The publication can be exported in the following formats: APA (American Psychological Association) reference format, IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) reference format, BibTeX and RIS.

Export Reference (APA)
Fernandes, D. (2015). Práticas de avaliação de dois professores universitários: pesquisa utilizando observações e narrativas das atividades das aulas. Educar em Revista. 1 (especial), 109-135
Export Reference (IEEE)
D. M. Fernandes,  "Práticas de avaliação de dois professores universitários: pesquisa utilizando observações e narrativas das atividades das aulas", in Educar em Revista, no. 1 (especial), pp. 109-135, 2015
Export BibTeX
@article{fernandes2015_1716173064778,
	author = "Fernandes, D.",
	title = "Práticas de avaliação de dois professores universitários: pesquisa utilizando observações e narrativas das atividades das aulas",
	journal = "Educar em Revista",
	year = "2015",
	volume = "",
	number = "1 (especial)",
	doi = "10.1590/0104-4060.41488",
	pages = "109-135"
}
Export RIS
TY  - JOUR
TI  - Práticas de avaliação de dois professores universitários: pesquisa utilizando observações e narrativas das atividades das aulas
T2  - Educar em Revista
IS  - 1 (especial)
AU  - Fernandes, D.
PY  - 2015
SP  - 109-135
SN  - 0104-4060
DO  - 10.1590/0104-4060.41488
AB  - O propósito deste estudo era compreender práticas de ensino e avaliação de dois docentes universitários de Artes e Humanidades, tendo-se analisado: a) a organização do ensino e as dinâmicas de sala de aula; b) as tarefas de ensino e avaliação utilizadas e papéis de alunos e docentes; c) o feedback; e d) as utilizações da avaliação. Os dados foram coletados através de observações e entrevistas aos professores e aos alunos. As narrativas mostraram que os docentes utilizaram práticas de ensino e avaliação diferentes ainda que partilhassem perspetivas pedagógicas semelhantes. A pesquisa permitiu concluir que aulas estruturadas com propósitos claros e bem definidas; dinâmicas de ensino e avaliação diversificadas; utilização de tarefas criteriosamente selecionadas; participação ativa dos alunos nos processos de aprendizagem e avaliação; distribuição sistemática de feedback de qualidade; utilização da avaliação formativa; e utilização de processos de auto e heteroavaliação estão associadas a melhores aprendizagens, de acordo com as opiniões dos alunos e dos docentes. A pesquisa permitiu ainda elaborar reflexões relacionadas com a natureza das tarefas, a participação dos alunos, o feedback e a qualidade das aprendizagens.


ER  -