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Fernandes, D. (2021). Aprender Melhor com Políticas de Classificação Mais Transparentes e Consistentes. Folha de apoio à formação - Projeto de Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA). 1-20
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D. M. Fernandes,  "Aprender Melhor com Políticas de Classificação Mais Transparentes e Consistentes", in Folha de apoio à formação - Projeto de Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA), pp. 1-20, 2021
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TY  - GEN
TI  - Aprender Melhor com Políticas de Classificação Mais Transparentes e Consistentes
T2  - Folha de apoio à formação - Projeto de Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA)
AU  - Fernandes, D.
PY  - 2021
SP  - 1-20
UR  - https://afc.dge.mec.pt/projeto-maia/documentos-do-projeto
AB  - A avaliação pedagógica e a classificação são processos incontornáveis quando se pensa acerca do currículo e do seu desenvolvimento, e as decisões que se tomam no seu âmbito estão intrinsecamente associadas às formas como os alunos organizam o seu estudo, como participam e se comportam nas aulas, como se motivam para estudar e, naturalmente, como aprendem (e.g., Marzano, 2006). São processos que têm de ser fundamentadamente pensados e discutidos, mobilizando, por um lado, o conhecimento disponível e, por outro lado, a experiência dos profissionais. E será, com certeza, a partir da confluência de todos estes elementos que deverão ser definidas uma política de avaliação, que tem sido objeto de vivos, intensos e frutuosos debates desde o início do Projeto MAIA, e uma política de classificação, igualmente objeto de reflexões várias, particularmente no presente ano letivo. O principal propósito desta Folha é apoiar uma discussão e uma reflexão, reconhecidamente necessárias, acerca das formas como se desenvolve o processo conducente à classificação dos alunos. A sensação que parece ser comum é a de que ainda se sabe pouco acerca dos processos que interferem na classificação dos alunos. Na verdade, em geral, os elementos que os professores mobilizam para dar notas não são bem conhecidos, nem têm sido objeto de discussão sistemática. 
ER  -