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Silvério, A.  & Rodrigues, R. B. (2022). (in press) O papel do estatuto socioeconómico e do envolvimento parental na inclusão escolar de crianças com idades entre os 6 e os 12 anos. In O S e O da Psicologia Social e das Organizações.
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A. B. Silvério and R. F. Rodrigues,  "(in press) O papel do estatuto socioeconómico e do envolvimento parental na inclusão escolar de crianças com idades entre os 6 e os 12 anos", in O S e O da Psicologia Social e das Organizações, 2022
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TY  - CHAP
TI  - (in press) O papel do estatuto socioeconómico e do envolvimento parental na inclusão escolar de crianças com idades entre os 6 e os 12 anos
T2  - O S e O da Psicologia Social e das Organizações
AU  - Silvério, A. 
AU  - Rodrigues, R. B.
PY  - 2022
AB  - O presente trabalho tem como objetivo analisar, em crianças pais e
professores, a relação entre o estatuto socioeconómico e os indicadores
de inclusão escolar (resultados académicos, bem-estar e comportamentos
na escola), e o papel mediador da perceção de envolvimento
parental dos pais. Ainda, pretende-se analisar se a perceção dos professores
e das crianças relativamente ao envolvimento parental modera a
relação entre o envolvimento parental percebido dos pais e os indicadores
de inclusão. O estudo foi realizado com 105 crianças com idades
compreendidas entre os 6 e os 12 anos, 105 encarregados de educação
e 12 professores. O envolvimento parental foi conceptualizado de
acordo com a tipologia de Epstein (1987) e foram consideradas as
dimensões (i) envolvimento em atividades na escola, (ii) envolvimento
em atividades de aprendizagem em casa e (iii) comunicação. Em linha
com as hipóteses, verificou-se que o estatuto socioeconómico, o
envolvimento parental percecionado pelos professores e o envolvimento
parental percecionado pelos pais estão positivamente associados
aos resultados escolares, ao bem-estar e ao comportamento das
crianças na escola. Verificou-se, ainda, que a associação positiva entre o
envolvimento parental percebido pelos pais e os resultados escolares é
moderada pela perceção de envolvimento parental dos professores,
sendo mais forte quando os professores percecionam níveis superiores
de envolvimento parental. Os resultados são discutidos no quadro da
literatura sobre o papel do envolvimento parental na inclusão escolar
das crianças.
ER  -