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Barreto, M. & Carvalho, C. (2022). Paulo Freire na Guiné-Bissau: Um olhar sobre a Escola de Formação de Professores Combatentes da Liberdade da Pátria - Centro Máximo Gorki. Sinergias - Diálogos educativos para a transformação social. 13, 59-75
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M. A. Barreto and C. A. Piçarra,  "Paulo Freire na Guiné-Bissau: Um olhar sobre a Escola de Formação de Professores Combatentes da Liberdade da Pátria - Centro Máximo Gorki", in Sinergias - Diálogos educativos para a transformação social, no. 13, pp. 59-75, 2022
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TY  - JOUR
TI  - Paulo Freire na Guiné-Bissau: Um olhar sobre a Escola de Formação de Professores Combatentes da Liberdade da Pátria - Centro Máximo Gorki
T2  - Sinergias - Diálogos educativos para a transformação social
IS  - 13
AU  - Barreto, M.
AU  - Carvalho, C.
PY  - 2022
SP  - 59-75
SN  - 2183-4687
UR  - https://sinergiased.org/wp-content/uploads/2022/02/Sinergias_13.pdf
AB  - Para Paulo Freire, a luta pela independência da Guiné-Bissau e os anos que se lhe seguiram constituíram a concretização de princípios ideológicos que orientaram a sua proposta pedagógica. Admirador convicto de Amílcar Cabral e conhecedor da ideologia do PAIGC, abraçou o convite que lhe foi dirigido em 1975 para apoiar a alfabetização no país. Neste contexto, realizou várias deslocações ao país e contactou com o centro de superação e formação de professores Máximo Gorki. Paulo Freire encarava-o como o embrião de uma universidade do povo e a implementação da educação enquanto ato político gerador de Desenvolvimento.

ER  -