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Neves, J. S., Mata, João Trocado da, Lopes, Miguel Ângelo & Martins, M. (2023). Mediação leitora: contextos, papéis e práticas profissionais. XII Congresso Português de Sociologia | Sociedades Polarizadas? Desafios para a Sociologia .
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J. S. Neves et al.,  "Mediação leitora: contextos, papéis e práticas profissionais", in XII Congr.o Português de Sociologia | Sociedades Polarizadas? Desafios para a Sociologia , Coimbra, 2023
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TY  - CPAPER
TI  - Mediação leitora: contextos, papéis e práticas profissionais
T2  - XII Congresso Português de Sociologia | Sociedades Polarizadas? Desafios para a Sociologia 
AU  - Neves, J. S.
AU  - Mata, João Trocado da
AU  - Lopes, Miguel Ângelo
AU  - Martins, M.
PY  - 2023
CY  - Coimbra
UR  - https://xii-congresso-aps.eventqualia.net/pt/2023/inicio/
AB  - A presente comunicação tem como principal objetivo a caracterização dos contextos de intermediação e dos mediadores da leitura, bem como o recenseamento, análise e discussão das práticas de promoção da leitura junto dos alunos matriculados no sistema de ensino não superior. 
A comunicação filia-se na investigação em curso Práticas de Promoção da Leitura: Inquérito aos Mediadores de Leitura em Portugal, tendo como principais referenciais teóricos a sociologia da leitura, e em específico as práticas de leitura, consideradas como prática cultural de lazer (Lopes, Neves & Ávila, 2021, p. 649), designadamente dos jovens a frequentar o sistema de ensino (Lahire, 2004), tomando como objeto de análise os mediadores da leitura (Griswold & Wohl, 2015; Petit, 1999), os seus contextos profissionais e institucionais e as práticas de promoção da leitura em Portugal (Alçada, 2021; Martinho, 2013; Neves, Lima & Borges, 2008; Neves & Lima, 2009).
O universo é constituído pelo conjunto alargado de atores que, em diferentes contextos, partilham a responsabilidade de estimular a leitura entre os jovens: professores do 1.º ciclo, professores de português dos restantes ciclos do ensino básico e do ensino secundário, professores bibliotecários, bibliotecários e mediadores de projetos do PNL2027 ou de outros projetos de promoção da leitura. 
A metodologia do estudo é mista, sequencial, em duas fases: a primeira, qualitativa, por entrevista, seguida de outra, quantitativa, de inquérito por questionário (Bryman, 2012, 632). 
Nesta comunicação apresentam-se os resultados das entrevistas semiestruturadas realizadas a mediadores dos diversos contextos atrás referidos.
Identificam-se as características das atividades e dos contextos profissionais em que é exercida a mediação para a leitura, a formação específica existente e frequentada, as orientações políticas em matéria de promoção da leitura, e a influência de instrumentos políticos de longa duração como são a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, a Rede de Bibliotecas Escolares e o Plano Nacional de Leitura. Na análise e apresentação dos resultados privilegia-se a perspetiva dos atores entrevistados. 
O estudo Práticas de Promoção da Leitura: Inquérito aos Mediadores de Leitura em Portugal é promovido pelo Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027), sendo realizado no âmbito do OPAC em 2022 e 2023.
ER  -