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de Mattos, F. S. (2023). Plataformização das notícias: Análise dos níveis de presença plataformizada dos media jornalísticos portugueses. Contratexto. 39, 23-49
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F. S. Mattos,  "Plataformização das notícias: Análise dos níveis de presença plataformizada dos media jornalísticos portugueses", in Contratexto, no. 39, pp. 23-49, 2023
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TY  - JOUR
TI  - Plataformização das notícias: Análise dos níveis de presença plataformizada dos media jornalísticos portugueses
T2  - Contratexto
IS  - 39
AU  - de Mattos, F. S.
PY  - 2023
SP  - 23-49
SN  - 1025-9945
DO  - 10.26439/contratexto2023.n39.6011
UR  - https://revistas.ulima.edu.pe/index.php/contratexto/article/view/6011
AB  - A  plataformização  das  notícias  é  um  fenômeno  global  que  se  caracteriza  pela  crescente  centralidade  das  redes  sociais  e  mecanismos  de  busca  na  distribuição  de  notícias,  transformando  os  meios  jornalísticos  em  produtores  de  conteúdos  que  complementam  esses  ecossistemas  digitais.  Nesse  contexto,  a  investigação  aplicou  uma análise quantitativa baseada no cruzamento dos estudos de mapeamento midiático e  os  estudos  de  plataformização  para  compreender  como  os  media  jornalísticos  portugueses se posicionam nas plataformas. Foram realizadas três etapas: codificação e   mapeamento   dos   meios   jornalísticos;   classificação   dos   níveis   de   presença;   e   caracterização e comparação entre os diferentes níveis. A classificação foi feita com a combinação  de  Análises  de  Clusters  Hierárquica  e  Não-Hierárquica,  identificando  três  níveis  de  presença  plataformizada - baixo,  médio  e  alto - no  Facebook,  Instagram,  Twitter e YouTube. Conclui-se que o alcance e o meio de origem são fatores relevantes, mas  esta  relação  não  é  direta,  pois  a  integração  dos media  jornalísticos  portugueses  depende também da adaptação à lógica das plataformas digitais e às formas com que apresentam os conteúdos, conforme as potencialidades e os públicos de cada ambiente comunicacional.
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News platformization is a global phenomenon characterized by the growing centrality of social media and search engines in news distribution, thus transforming news media into producers of content that complement these digital ecosystems. In this context, the research used a quantitative analysis based on the intersection of media mapping studies and platformization studies to understand how Portuguese news media position themselves on platforms. Three steps were taken: news media codification and mapping, classification of their different levels of presence, and characterization and comparison between such levels. The classification was conducted with a combination of hierarchical and non-hierarchical cluster analyses, identifying three levels of platform presence—low, medium, and high—on Facebook, Instagram, Twitter, and YouTube. It is concluded that the reach and the medium of origin are important factors, but this relationship is not direct since the integration of Portuguese news media also depends on the adaptation to the logic of digital platforms and how they show their contents, according to the potential and audiences of each communication environment.

ER  -