Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Mauritti, R., Pintassilgo, S., Belchior-Rocha, H., Saleiro, S. P. & Mendes, J. (2023). Mobilidade internacional por motivos de estudo: Fluxos e distribuição de estudantes da CPLP no ensino superior e território Português. CIDADES, Comunidades e Territórios. 47
Exportar Referência (IEEE)
M. D. Mauritti et al.,  "Mobilidade internacional por motivos de estudo: Fluxos e distribuição de estudantes da CPLP no ensino superior e território Português", in CIDADES, Comunidades e Territórios, no. 47, 2023
Exportar BibTeX
@article{mauritti2023_1716199559497,
	author = "Mauritti, R. and Pintassilgo, S. and Belchior-Rocha, H. and Saleiro, S. P. and Mendes, J.",
	title = "Mobilidade internacional por motivos de estudo: Fluxos e distribuição de estudantes da CPLP no ensino superior e território Português",
	journal = "CIDADES, Comunidades e Territórios",
	year = "2023",
	volume = "",
	number = "47",
	doi = "10.15847/cct.30825",
	url = "https://revistas.rcaap.pt/cct/index"
}
Exportar RIS
TY  - JOUR
TI  - Mobilidade internacional por motivos de estudo: Fluxos e distribuição de estudantes da CPLP no ensino superior e território Português
T2  - CIDADES, Comunidades e Territórios
IS  - 47
AU  - Mauritti, R.
AU  - Pintassilgo, S.
AU  - Belchior-Rocha, H.
AU  - Saleiro, S. P.
AU  - Mendes, J.
PY  - 2023
SN  - 1645-0639
DO  - 10.15847/cct.30825
UR  - https://revistas.rcaap.pt/cct/index
AB  - O estudo analisa o posicionamento de Portugal nos fluxos de mobilidade internacional por motivos de estudo, num processo que se constrói e consolida, sobretudo, no âmbito dos acordos de cooperação da CPLP. O objetivo é identificar os perfis e características dos estudantes estrangeiros que frequentam o ensino superior em Portugal, sobretudo os provenientes de países da CPLP, detalhar os fluxos e as proveniências, bem como a sua distribuição pelas instituições de ensino superior e pelo território nacional, discutindo os potenciais benefícios da sua integração para as diferentes tipologias de instituições/territórios. O estudo recorre a dados oficiais de natureza censitária produzidos pela DGEEC, relativos a 2012-2021. A análise demonstra a presença crescente de estudantes internacionais nas IES portuguesas, num processo facilitado pela alteração do quadro institucional no âmbito dos acordos de cooperação. No elenco de razões para a adesão das IES a essa tendência, assinalam-se quer as possibilidades de captação de novos recursos financeiros através das prestações de propinas, quer elementos simbólicos de prestígio das IES nos rankings nacionais e internacionais, além do potencial de dinamismo e inovação que resulta da confluência no campus das IES de estudantes com referenciais de experiência e orientações culturais diferenciadas. No artigo evidencia-se também a relevância da procura internacional para o reforço da oferta de ensino superior hoje em funcionamento nas diferentes áreas de educação e ciclos de estudo, incluindo nas regiões com menor capacidade de atração de estudantes nacionais.
ER  -