Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Silva, C. F. da, Geada, N., Teixeira, B., Guimarães, F., Costa, J. & Souza Junior, O. (2023). Metodologia andragógica por projeto: Aplicação à conceção e desenvolvimento de sistemas de informação . In Joana Alexandre, Alexandre Almeida, Ana Espírito-Santo, Ana Lúcia Martins, Cecília Aguiar, Nádia Simões (Ed.), Exemplos de práticas pedagógicas e estratégias de inovação pedagógica no Iscte. (pp. 93-110). Lisboa: Iscte - Instituto Universitário de Lisboa.
Exportar Referência (IEEE)
C. E. Silva et al.,  "Metodologia andragógica por projeto: Aplicação à conceção e desenvolvimento de sistemas de informação ", in Exemplos de práticas pedagógicas e estratégias de inovação pedagógica no Iscte, Joana Alexandre, Alexandre Almeida, Ana Espírito-Santo, Ana Lúcia Martins, Cecília Aguiar, Nádia Simões, Ed., Lisboa, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa, 2023, pp. 93-110
Exportar BibTeX
@incollection{silva2023_1716191520455,
	author = "Silva, C. F. da and Geada, N. and Teixeira, B. and Guimarães, F. and Costa, J. and Souza Junior, O.",
	title = "Metodologia andragógica por projeto: Aplicação à conceção e desenvolvimento de sistemas de informação ",
	chapter = "",
	booktitle = "Exemplos de práticas pedagógicas e estratégias de inovação pedagógica no Iscte",
	year = "2023",
	volume = "",
	series = "",
	edition = "",
	pages = "93-93",
	publisher = "Iscte - Instituto Universitário de Lisboa",
	address = "Lisboa",
	url = "https://www.iscte-iul.pt/assets/files/2023/11/27/1701099834184_exemplos_de_praticas_pedagogicas_e_estrategias_de_inovacao_pedagogica_ebook.pdf"
}
Exportar RIS
TY  - CHAP
TI  - Metodologia andragógica por projeto: Aplicação à conceção e desenvolvimento de sistemas de informação 
T2  - Exemplos de práticas pedagógicas e estratégias de inovação pedagógica no Iscte
AU  - Silva, C. F. da
AU  - Geada, N.
AU  - Teixeira, B.
AU  - Guimarães, F.
AU  - Costa, J.
AU  - Souza Junior, O.
PY  - 2023
SP  - 93-110
CY  - Lisboa
UR  - https://www.iscte-iul.pt/assets/files/2023/11/27/1701099834184_exemplos_de_praticas_pedagogicas_e_estrategias_de_inovacao_pedagogica_ebook.pdf
AB  - Descreve-se a metodologia andragógica de aquisição de competências da unidade curricular
de Conceção e Desenvolvimento de Sistemas de Informação (CDSI), envolvendo soluções
tecnológicas digitais baseadas em casos de estudo reais. A abordagem metodológica, baseada
na experimentação, por projeto, envolve análise de requisitos, modelação de processos de
negócio e de software, especificação de testes, implementação em low-code e execução dos
testes sobre a implementação do protótipo. A metodologia de ensino é baseada em projeto
com o objetivo de fomentar a aprendizagem conceptual e prática. Valoriza-se a integração com
sistemas externos, através de serviços web integrados desde a modelação de processos de
negócio. O modelo conceptual da UC de CDSI é apresentado e as evidências explanadas revelam
a importância andragógica instrumental da metodologia baseada em projeto de resolução de
problemas, ativa e colaborativa, enfatizando a promoção do desenvolvimento digital, social
e interpessoal dos estudantes. A natureza dos assuntos abordados, a dinâmica dos grupos e o
regime de acompanhamento pelos docentes introduzem os estudantes à dinâmica empresarial
tecnológica. O projeto combina a aquisição de competências técnicas, comportamentais e
interpessoais, focando-se numa abordagem dupla, nas perspetivas empresarial e académica. Em
CDSI, a mudança do método tradicional para a metodologia por projeto aproxima os estudantes
ao contexto profissional. Os docentes introduzem os conceitos estruturais, tornando-se
facilitadores no processo de desenvolvimento, acompanhando de forma personalizada cada
grupo, estimulando a autonomia e maturidade analítica na resolução do projeto.
ER  -