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Gerardo, F., Filipe, I., Marques, S. & Rodrigues, B. (2023). A tecnologia ao serviço da inclusão social para as pessoas de mais de 65 anos. XII Congresso Português de Sociologia.
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F. M. Ponciano et al.,  "A tecnologia ao serviço da inclusão social para as pessoas de mais de 65 anos", in XII Congr.o Português de Sociologia, Coimbra, 2023
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@misc{ponciano2023_1716170074101,
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	title = "A tecnologia ao serviço da inclusão social para as pessoas de mais de 65 anos",
	year = "2023",
	howpublished = "Both (printed and digital)",
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}
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TY  - CPAPER
TI  - A tecnologia ao serviço da inclusão social para as pessoas de mais de 65 anos
T2  - XII Congresso Português de Sociologia
AU  - Gerardo, F.
AU  - Filipe, I.
AU  - Marques, S.
AU  - Rodrigues, B.
PY  - 2023
CY  - Coimbra
UR  - https://aps.pt/pt/xii-congresso-portugues-de-sociologia-2/
AB  - Abstract // Resumo::
Na era do digital e onde a população de mais de 65 anos é cada vez mais afetada pela exclusão social,tendo esta sido potenciada pela pandemia de COVID-19 (Filipe, 2020), torna-se imperativo promover a literacia digital, bem como a inclusão social e digital, tendo por objetivo um processo de envelhecimento ativo. De acordo com Balleys e colaboradores (2018), ter acesso a equipamentos tecnológicos não significa que exista uma aquisição de competências digitais. No contexto da comunicação entre familiares e amigos
separados, por exemplo, pela pandemia, as práticas digitais oferecem novas oportunidades de estabelecer conexões sociais à distância. Os projetos Tec-conhecimento (Mariano et al., 2020) e Cordon Gris (Ribeiro et al., 2018), da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, permitiram constatar a relevância que adquirem as novas tecnologias no dia-a-dia das pessoas mais velhas, ao contribuir para a melhoria do seu bem-estar e
da qualidade de vida. A investigação (Ander et al., 2013; Thomson et al., 2012) evidencia que a participação em atividades culturais, visitas a museus e intervenções focadas no património: a) fornecem o contexto para experiências sociais com familiares, pares e grupos intergeracionais; b) contribuem para reduzir o isolamento social; c) estimulam a aprendizagem e habilidades cognitivas; e d) promovem emoções positivas, reduzindo a depressão e a ansiedade. No entanto, as pessoas idosas com incapacidades resultantes do envelhecimento enfrentam várias barreiras que impedem o acesso a atividades culturais, por exemplo, o
acesso a museus que localizados nas grandes cidades; a baixa acessibilidade de conteúdos e ferramentas direcionadas para incapacidades cognitivas e sensoriais ou até a utilização de tecnologias digitais, pois muitas pessoas idosas apresentam dificuldade na utilização autónoma dos equipamentos. No sentido de envolver as pessoas idosas no projeto serão utilizados elementos do património cultural tendo por base um critério de flexibilidade, sendo possível direcionar as atividades para os interesses das pessoas mais velhas,
em áreas tão distintas como a alimentação, artesanato e tradições locais, e outras que considerarem inspiradoras.
Mariano J, Marques S, Ramos MR, Gerardo F and de Vries H (2020) Too Old for Computers? The Longitudinal Relationship Between Stereotype Threat and Computer Use by Older Adults. Front. Psychol.
11:568972. Doi: 10.3389/fpsyg.2020.568972
Gerardo, F.,Rodrigues, B.,Marques. S.,Cunha. C,Mendonça. J,Pinto. E.,Grilo, M. (2019) SeniorTec: Tutorial
to Teach Technologies to Students in Journal of Intergenerational Relationships.
https://doi.org/10.1080/15350770.2019.1653144
ER  -