Artigo em revista científica
Fábrica de emoções: a eficácia de excertos de filmes na indução de emoções
Patrícia Arriaga (Arriaga, P.); Gisela Almeida (Almeida, G.);
Título Revista
Laboratório de Psicologia
Ano (publicação definitiva)
2010
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 36

(Última verificação: 2024-04-22 11:48)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
O presente estudo teve como objectivo testar a eficácia do recurso a excertos de filmes na indução das emoções alegria, tristeza, raiva, medo e repugnância. Oitenta participantes foram expostos a 18 excertos e reportaram o modo como se sentiram após a breve exposição. Além das emoções específicas em análise, avaliou-se a valência e a activação afectivas bem como a sensação de presença. De um modo geral, foi possível induzir a maioria das emoções com relativa eficácia em participantes de ambos os sexos. O posicionamento dos excertos em relação ao modelo afectivo dimensional é consistente com os resultados de estudos com outros estímulos emocionais. A sensação de presença nos ambientes visualizados foi elevada para a maioria dos excertos seleccionados.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Elicitation of emotions,Emotions,Films