Ciência-IUL
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Descrição Detalhada da Publicação
Interpretação e validação científica em pesquisa qualitativa = Interpretation and scientific validation in qualitative research
Título Revista
Interface - Comunicação, Saúde, Educação
Ano (publicação definitiva)
2013
Língua
Português
País
Brasil
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Abstract/Resumo
Discutem-se implicações metodológicas da epistemologia compreensiva e fenomenológica e mecanismos para a sua validação científica. Procurar nos indivíduos os sentidos orientadores da ação ('o que faço´ e ´por que faço´) dá visibilidade a desafios da prática científica, nomeadamente as condições de produção do conhecimento e o acesso e interações com o objeto de estudo. Especialmente no caso de estratégias metodológicas intensivas, não só o investigador transita para uma interação onde a observação recai, também, sobre si, como tem de saber como desconstruir narrativas blindadas por ideias comuns. A solução reside numa articulação metodológica capaz de associar, à produção individual de sentido da ação, as condições objetivas do contexto. Nestes casos, a validação científica está intimamente ligada à racionalização sobre as condições de acesso e permanência no campo empírico e sobre a produção discursiva, apresentando-se estratégias mais racionalizadas e aptas a lidarem com a interpretação.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave
Interpretação. Epistemologia. Pesquisa qualitativa. Validação científica; Interpretation. Epistemology. Qualitative Research. Scientific validation
Classificação Fields of Science and Technology
- Ciências da Saúde - Ciências Médicas
- Ciências da Educação - Ciências Sociais
- Ciências da Comunicação - Ciências Sociais
- Outras Ciências Sociais - Ciências Sociais