Autor de livro
Memórias alentejanas do século XX
Maria Antónia Pires de Almeida (Almeida, M. A. P. de);
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 17

(Última verificação: 2024-04-14 19:16)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
Este livro resume uma série de entrevistas realizadas em 1998. Na altura o objetivo foi estudar o processo da Reforma Agrária que se iniciou no Sul de Portugal no final de 1974 e se prolongou, nalguns casos, por duas décadas. Depois dos factos apurados, o que fica é a memória de toda uma população que foi afetada por uma experiência marcante. O que não se pode perder é uma vivência da ruralidade que já não existe, mas que formou gerações de pessoas que ocuparam um espaço já irreconhecível. Depois da leitura destes testemunhos talvez se volte a olhar para o espaço rural alentejano, agora desertificado, como um espaço de vida, onde muitas vidas se desenrolaram ao ritmo das estações e dos trabalhos agrícolas. Fica aqui, nas palavras dos próprios alentejanos, a homenagem da autora a todos os alentejanos.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
História de Portugal - séc.20,História contemporânea,Reforma agrária,Entrevistas,Histórias de vida,Memória local,Fontes da história,Portugal,Alentejo
  • Psicologia - Ciências Sociais
  • Ciências da Comunicação - Ciências Sociais
  • História e Arqueologia - Humanidades

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.