Publicação em atas de evento científico
Organização do Trabalho Docente no Ensino Superior em Regime de eLearning – experiências
Susana Henriques (Henriques, S.); Filipa Isabel Barreto de Seabra Borges (Filipa Seabra);
VIII Congresso Português de Sociologia. 40 Anos de Democracia(s): Progressos, contradições e Prospetivas
Ano (publicação definitiva)
2014
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
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Abstract/Resumo
O debate e a prática do ensino superior no Portugal democrático têm sido transversalmente marcados pelos contextos da sociedade da informação, com destaque para os impactos das tecnologias de comunicação e informação. Daqui resultam questões como o enfoque no e-learning, a aplicação de novas metodologias de ensino e aprendizagem, designadamente a aprendizagem a distância, a aprendizagem ativa, a aprendizagem cooperativa, a aprendizagem baseada na solução de problemas. Este tipo de questões configura um novo paradigma centrado no estudante e a dimensão social do ensino superior, que, em Portugal, se debruça em particular sobre os adultos e os estudantes de baixo estatuto socioeconómico como públicos sub-representados. Neste contexto, o ensino a distância em modalidade e-learning tem vindo a ganhar expressão no panorama Português, onde se destaca a Universidade Aberta. A especificidade da modalidade de ensino e do público alvo determinaram a elaboração de um modelo pedagógico virtual próprio, informado por quatro eixos fundamentais: a aprendizagem centrada no estudante; o primado da flexibilidade; o primado da interação; e o primado da inclusão digital. Estas características, de entre as quais destacamos a flexibilidade inerente ao processo de ensino-aprendizagem têm impactos ao nível do espaço e tempo em que se desenvolve o trabalho docente, e consequentemente ao nível da gestão do tempo levada a cabo pelos professores. Propomo-nos, nesta comunicação, e recorrendo a um levantamento exploratório, das experiências e formas de trabalho docente de professores da Universidade Aberta questionar-nos sobre estes impactos. Os dados recolhidos são de natureza quantitativa e qualitativa e os seus resultados são discutidos em torno dos seguintes eixos de análise: modos de organização do trabalho (docência, investigação, gestão); modos de organização dos tempos extra-trabalho (dimensões pessoal, familiar); práticas de conciliação entre trabalho e vida pessoal (aspetos faciltadores e obstáculos). Todo este debate decorre, tendo presente o facto de que as funções do docente online devem ainda equilibrar-se com as exigências a qualquer docente do Ensino Superior, o que tende a introduzir alguma ambivalência quanto à flexibilidade.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave
Tempo docente, Organização do tempo, eLearning