Ciência-IUL
Publicações
Descrição Detalhada da Publicação
Adaptação e validação do CEQ – Questionário de Experiência no Curso – contributo para a qualidade do ensino superior português
Título Revista
TMQ - Techniques, Methodologies and Quality
Ano (publicação definitiva)
2012
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Esta publicação não está indexada na Scopus
Google Scholar
Abstract/Resumo
A investigação sobre a aprendizagem no ensino superior estabeleceu uma associação entre a forma como os estudantes aprendem e a percepção que têm sobre os contextos em que decorre essa aprendizagem. Tendo em conta a relevância desta componente para a qualidade da aprendizagem no ensino superior o objectivo deste estudo é identificar a estrutura factorial do CEQ – Questionário de Experiência no Curso (Ramsden, 2006) validando-o para a população estudantil portuguesa. A partir de uma amostra de 872 alunos de cursos de Licenciatura (Ciências Sociais e Ciências e Tecnologia) testámos a adequabilidade global do modelo à estrutura relacional desenvolvida, com recurso à Análise Factorial Confirmatória. A principal conclusão indica que o modelo se ajusta à população estudantil portuguesa, embora com algumas diferenças, também encontradas em estudos transculturais realizados recentemente.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Análise factorial exploratória,Análise factorial confirmatória,Experiência no curso,Qualidade do Ensino Superior