Artigo em revista científica
Concepções de aprendizagem em estudantes de Ensino Superior: validação do Conceptions of Learning Inventory (COLI) para uma amostra de estudantes portugueses do ensino superior
Luisa Grácio (Grácio, L.); Elisa Chaleta (Chaleta, E.); Glória Ramalho (Ramalho, G.); Maria João Velez (Velez, M. J.); Fátima Leal (Leal, F.); João Silva (Silva, J.); Luis Sebastião (Sebastião, L.); Margarida Saraiva (Saraiva, M.); Pedro Rosário (Rosário, P.); et al.
Título Revista
Educação: Temas e Problemas
Ano (publicação definitiva)
2011
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 4

(Última verificação: 2024-04-20 06:26)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
A investigação fenomenográfica, iminentemente qualitativa, levou à descoberta da existência de diferentes formas de conceptualizar a aprendizagem tendo sido identificadas, por norma, seis concepções (Marton et al., 1993), tradicionalmente classificadas como de tipo reprodutivo ou de tipo transformativo. Simultaneamente, em 2002, Purdie e Hattie construíram um questionário para identificar as concepções de aprendizagem (COLI – Conceptions of Learning Inventory) permitindo o seu estudo em populações mais vastas. Neste estudo apresentamos a validação deste instrumento para a população universitária portuguesa através da sua aplicação a 974 estudantes do Ensino Superior pertencentes ao 1º e ao 3º ano de cursos de licenciatura. Os resultados indicam uma estrutura factorial semelhante à do instrumento original embora não se tenha identificado um dos factores (DUTY) e consistência interna aceitável para os factores. Apresentam-se também os resultados obtidos através do COLI relativamente às concepções de estudantes universitários em função da instituição onde estudam, da área científica, do ano que frequentam e do sexo.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Concepções de aprendizagem,COLI,Ensino Superior