Artigo em revista científica
Antropologia da mídia: um campo em construção no Brasil e em Portugal
Sónia Ferreira (Ferreira, S.); Isabel Travancas (Travancas, I.);
Título Revista
Revista FAMECOS: mídia cultura e tecnologia
Ano (publicação definitiva)
2014
Língua
Português
País
Brasil
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Títulos Alternativos

(Inglês) Anthropology of Media: a disciplinary field in construction in Brazil and Portugal

Abstract/Resumo
Este trabalho busca discutir as contribuições da antropologia para o estudo e a pesquisa sobre os meios de comunicação no Brasil e em Portugal. As ciências sociais em geral e a Antropologia em particular só recentemente têm refletido de forma mais sistemática sobre os meios de comunicação de massa. Eles não foram, ao longo das últimas décadas, um tema privilegiado e assunto de dissertações e teses de doutorado nos Programas de Pós-Graduação em Antropologia Social tanto no Brasil quanto em Portugal. Pretende-se apresentar um panorama dos trabalhos mais significativos neste campo nos dois países, discutindo seus objetos, seus eixos temáticos, suas referências teóricas e práticas metodológicas. A ideia é estabelecer uma análise comparativa sobre a construção desse campo nos dois países, observando seus pontos de contato e suas distinções.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Antropologia,Comunicação,Mídia
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
PEst-OE/SADG/UI4038/2014 Fundação para a Ciência e a Tecnologia