Artigo em revista científica
A 'Revolta das Barcas': sobre silenciamento performativo e imaterialidade do protesto na (in)visibilidade contemporânea das periferias urbanas
Paulo Raposo (Raposo, P.);
Título Revista
GIS – Gesto, Imagem e Som – Revista de Antropologia
Ano (publicação definitiva)
2016
Língua
Inglês
País
Brasil
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Abstract/Resumo
Neste artigo pretendo pensar do ponto vista da antropologia da performance o cruzamento entre espaço público, performances políticas e mediatização. Através da leitura de uma revolta urbana espoletada em 1959 em Niterói, a Revolta das Barcas, propus aos participantes de um curso-oficina na Universidade Federal Fluminense, em Novembro de 2014, uma instalação-performativa para revisitar sua memória e, sobretudo, para a reatualizá-la de um ponto de vista político face aos conflitos recentes associados ao Movimento Passe Livre no Brasil. Começo por analisar um conjunto imagético de protestos recentes em Portugal, Estados Unidos, Espanha e Brasil para explicitar traços semelhantes no modo de atuação dessas mobilizações políticas e na resposta dada pelo poder dominante. “Artivismo” emerge como conceito a explorar nos protestos políticos contemporâneos. Ao longo do artigo, tentarei sublinhar a sua performatividade ativista, seus efeitos de carnavalização e suas possíveis articulações entre repertórios e arquivos. In this article I intend to think the intersection between public space, political performances and media transmission from the point of view of the anthropology of performance. Through the read?ing of an urban riot uprising which took place in 1959 in Niterói, TheRevolt of the Ferries, I proposed to the participants in a workshop at the Fluminense Federal University in November 2014, a per?formative installation to revisit the riot memory and, above all, to reenact it from a political point of view considering the recent conflicts associated with the Free Pass Movement in Brazil. I start by analyzing a set of imagery of recent protests in Portugal, the United States, Spain and Brazil in order to find out similar traits in the performance of those political mobilization and in the answer given by the dominant power. “Artivism” emerges as a concept to be explored in contemporary political protests. Throughout the article I will try to highlight its activist performativity, its “carnavalization” effects and its possible articulations between repertoires and archives
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Performance,Artivismo,Revoltas urbanas,Movimentos sociais,Culturas visuais digitais,Niterói
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
UID/ANT/04038/2013 Fundação para a Ciência e a Tecnologia