Ciência-IUL
Publicações
Descrição Detalhada da Publicação
O ensino da sociologia em cursos superiores de outras áreas de formação: a perspetiva de docentes e diretores
Título Revista
Sociologia, Problemas e Práticas
Ano (publicação definitiva)
2016
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Google Scholar
Esta publicação não está indexada no Google Scholar
Títulos Alternativos
(Espanhol/Castelhano) La enseñanza de la sociología como disciplina en cursos de otras áreas de formación: la perspectiva de los docentes y directores
(Francês) L’enseignement de la sociologie comme discipline dans d’autres filières de formation: le point de vue des enseignants et des directeurs
(Inglês) Teaching sociology as a discipline in courses from other areas: the perspective of teachers and principals
Abstract/Resumo
O presente artigo pretende dar um contributo para a atualização do conhecimento sobre a presença da sociologia no ensino superior português — não enquanto área científica principal, mas sim na sua mobilização por outros cursos e áreas de formação. Após o levantamento de informação nos planos curriculares, procurou-se perceber de que forma a disciplina se enquadra no âmbito geral do curso e qual a sua utilidade, pelo que se entrevistaram alguns responsáveis (coordenador / docente da disciplina) em diferentes cursos / instituições. Em suma, o ensino da sociologia nestes contextos, apesar de ser valorizado, enfrenta vários obstáculos.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Sociologia,Ensino superior,Multidisciplinaridade,ISCED
Classificação Fields of Science and Technology
- Sociologia - Ciências Sociais
- Outras Ciências Sociais - Ciências Sociais
Registos de financiamentos
Referência de financiamento | Entidade Financiadora |
---|---|
UID/SOC/03126/2013 | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |