Artigo em revista científica Q3
O ensino da sociologia em cursos superiores de outras áreas de formação: a perspetiva de docentes e diretores
Catarina Egreja (Egreja, C.);
Título Revista
Sociologia, Problemas e Práticas
Ano (publicação definitiva)
2016
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

N.º de citações: 3

(Última verificação: 2024-04-19 03:08)

Ver o registo na Scopus


: 0.9
Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Títulos Alternativos

(Espanhol/Castelhano) La enseñanza de la sociología como disciplina en cursos de otras áreas de formación: la perspectiva de los docentes y directores

(Francês) L’enseignement de la sociologie comme discipline dans d’autres filières de formation: le point de vue des enseignants et des directeurs

(Inglês) Teaching sociology as a discipline in courses from other areas: the perspective of teachers and principals

Abstract/Resumo
O presente artigo pretende dar um contributo para a atualização do conhecimento sobre a presença da sociologia no ensino superior português — não enquanto área científica principal, mas sim na sua mobilização por outros cursos e áreas de formação. Após o levantamento de informação nos planos curriculares, procurou-se perceber de que forma a disciplina se enquadra no âmbito geral do curso e qual a sua utilidade, pelo que se entrevistaram alguns responsáveis (coordenador / docente da disciplina) em diferentes cursos / instituições. Em suma, o ensino da sociologia nestes contextos, apesar de ser valorizado, enfrenta vários obstáculos.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Sociologia,Ensino superior,Multidisciplinaridade,ISCED
  • Sociologia - Ciências Sociais
  • Outras Ciências Sociais - Ciências Sociais
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
UID/SOC/03126/2013 Fundação para a Ciência e a Tecnologia