Comunicação em evento científico
Mobilidade social dos diplomados da Universidade Aberta: percursos de vida e de trabalho
Olga Magano (Magano, O.); Pedro Abrantes (Abrantes, P.); Bárbara Backstrom (Backstrom, B.); Cláudia Susana Coelho Neves (Cláudia Neves); Marc Jacquinet (Marc Jacquinet); Susana Henriques (Henriques, S.);
Título Evento
IX Congresso Português de Sociologia
Ano (publicação definitiva)
2016
Língua
Português
País
Portugal
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Abstract/Resumo
O nível de escolaridade concluído e a atividade profissional exercida continuam a ser duas das principais dimensões consideradas para a definição do estatuto social dos indivíduos (Shnapper, 2007; Estanque, 2005) e para os lugares de classe na estrutura social. A expetativa de obter um diploma do ensino superior é um objetivo que muitos indivíduos adultos procuram concretizar e os leva a esse percurso de aprendizagem. Através de um inquérito por questionário aplicado aos licenciados da Universidade Aberta que concluíram a sua licenciatura entre 2011 e 2013 pretendemos conhecer o perfil sociográfico dos licenciados da Universidade Aberta e a relação entre a obtenção da licenciatura com processos de mobilidade social ao nível da carreira profissional mas também ao percurso de vida (entendida não apenas no plano da atividade profissional, mas também de outras dimensões da vida que considerámos no questionário, por exemplo, ao nível das relações sociais e interpessoais mas também de satisfação pessoal e enriquecimento cultural). Ou seja, temos por principal objetivo aprofundar até que ponto o diploma é entendido como um instrumento para a concretização das expetativas em termos de autoestima e de prestígio social, no sentido de “distinção” desenvolvido por Pierre Bourdieu. O perfil dos estudantes da Universidade Aberta diferencia-se de outros estudantes do ensino superior de ensino presencial, por se tratar de uma população adulta quase sempre inserida já no mercado de trabalho. De facto, o "público" da Universidade Aberta convida-nos a abordagens mais integradas e inovadoras das trajetórias de vida e a aprofundar o debate sobre os processos de formação das classes e de mobilidade social (e estrutural) nas sociedades contemporâneas. Tendo em linha de conta os objetivos individuais para a realização da licenciatura e a sua efetiva concretização procurou-se conhecer as trajetórias sociais, perceber se existe um progressão ou diferença significativa entre a situação profissional antes da entrada na Universidade Aberta e após a conclusão da licenciatura, ou seja, analisar as mudanças ao nível da categoria/atividade profissional ou a melhoria das condições de trabalho e a satisfação em relação às atividades laborais desenvolvidas. Bourdieu, Pierre. (1979). La Distinction: Critique Sociale du Jugement Paris: Les Éditions de Minuit Estanque, Elísio. (2005). “Trabalho, desigualdades sociais e sindicalismo”. Revista Crítica de Ciências Sociais (71), 113-140. Schnapper, Dominique (2007), Qu’est-ce que l’intégration?, Paris, Éditions Gallimard: folio actuel. Inédit.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave
Ensino superior; percursos de vida; percursos profissionais; mobilidade social