Artigo em revista científica Q4
Percepções dos portugueses sobre os imigrantes: indispensabilidade, acção colectiva e distância social
Raquel António (António, R.); Rita Guerra (Guerra, R.); Samuel L. Gaertner (Gaertner, S. L.); Matthew Deegan (Deegan, M.);
Título Revista
Análise Psicológica
Ano (publicação definitiva)
2017
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-04-18 18:22)

Ver o registo na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-04-18 07:29)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
O presente estudo investigou o impacto de diferentes formas de indispensabilidade grupal na acção colectiva e distância social de um grupo maioritário em relação a diferentes grupos de imigrantes. Mais especificamente, examinámos se a indispensabilidade percebida de diferentes grupos de imigrantes, para a identidade nacional e para o funcionamento da sociedade, a) reduz a distância social e b) aumenta o apoio a acções colectivas que beneficiam os imigrantes, c) através da adopção de diferentes representações grupais (grupo-único, dupla-identidade). 172 Portugueses nativos preencheram um questionário com as medidas de interesse. Os resultados revelaram a mediação esperada. As percepções dos Portugueses acerca da indispensabilidade dos imigrantes estavam associadas a menor distância social e a uma maior participação em acções colectivas, através da adopção de representações identitárias mais inclusivas. Replicando estudos anteriores, estes efeitos positivos devem-se a diferentes tipos de indispensabilidade, para os diferentes grupos de imigrantes, dadas as diferenças nas suas relações históricas com a sociedade de acolhimento.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Indispensabilidade,Imigrantes,Acção colectiva,Identidade comum
  • Psicologia - Ciências Sociais
  • Ciências da Educação - Ciências Sociais
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
PTDC/PSI-PSO/119534/2010 Fundação para a Ciência e a Tecnologia
UID/PSI/03125/2013 Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.